• 19 de outubro de 2020

É possível doar sangue sendo consumidor de maconha?

 É possível doar sangue sendo consumidor de maconha?

Sim, você pode doar sangue se você for um consumidor da maconha. Você não pode, contudo, doar sangue se você está recentemente sobre a influência da planta. É também  recomendado que você evite o uso da maconha no dia que planeja doar sangue.

A Cruz Vermelha dos Estados Unidos deixou claro que não há problema na doação de sangue por consumidores de cannabis. Sobre o assunto, a entidade afirma:

“Embora a Cruz Vermelha não incentive o uso de substâncias controladas, o uso de maconha ou álcool não o desqualifica necessariamente para doar sangue, desde que esteja se sentindo bem”.

Outras três organizações americanas que lidam com doações de sangue explicaram ao site Leafly sobre suas políticas no que se refere ao uso da maconha, todas elas conectadas com a Cruz Vermelha. 

A entidade americana e outros coletores doação de sangue não fazem a triagem de THC , mas baseado nas políticas impostas pela Food Drug Administration (FDA) dos EUA, os doadores de sangue não podem estar sob a influência da planta no momento de doar.

O fato de não estar sob a influência da maconha no momento de doar sangue tem menos a ver com a qualidade que o  sangue. É mais sobre como um composto psicotrópico pode influenciar e desqualificar uma pessoa de ser elegível para doar sangue. Ou seja, a relação é sobre a visão que terão sobre essas pessoas e por consequência, críticas a respeito do recebimento do sangue doado.

Os efeitos psicotrópicos da maconha podem levar de seis a oito horas para diminuírem. Portanto, é importante garantir que você não faça o uso no dia da sua doação. 

Existem vários outros fatores que podem desqualificar e impedir uma pessoa de ser elegível para doar sangue além do uso da maconha, como: 

  • Medicamentos injetáveis ​​não prescritos por um médico;
  • Ter HIV ou hepatite B ou C;
  • Se sentir doente no dia ou antes de sua doação;
  • Estar grávida ou ter dado à luz recentemente;
  • Ter recebido uma transfusão de sangue no ano anterior.

Existem vários outros fatores que impedem a doação, mas  os citados acima são os principais.

O resultado final é que, contanto que você esteja bem descansado, sóbrio e livre de desqualificações gerais, você provavelmente estará pronto para doar sangue como um consumidor de cannabis.

As transfusões de sangue salvam milhões de vidas por ano. Pacientes que sofrem de doenças fatais e aqueles que passam por cirurgias contam com a generosidade de doadores de sangue. Se você estiver interessado em doar sangue e faz o uso da cannabis medicinal ou recreativa, procure se informar mais e se necessário falar com um profissional da saúde.

Referências

  • cannigma

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias