Através de uma série de entrevistas, a ideia é explorar a cannabis em todas as nuances da vida do brasileiro, como saúde, economia e preconceito
Nesta terça-feira (26) foi divulgado o trailer do novo documentário brasileiro sobre cannabis. A História de Uma Planta vai contar a relação da cannabis com a sociedade do país ao longo dos anos, percorrendo tanto o uso medicinal quanto adulto.
O documentário explora várias áreas impactadas pela cannabis, como a neurociência, a história, o direito, a agronomia e claro, a medicina. Além de traçar um panorama para a possível legalização da maconha no Brasil e a comparação com outros países.
Através de entrevistas, o longa traz a opinião de grandes influentes do mundo canábico, como o neurocientista Sidarta Ribeiro e a fundadora da Dr. Cannabis, Viviane Sedola, além de outros ícones famosos da TV.
De acordo com o diretor e roteirista Geovane Martins, A História de Uma Planta surgiu com o desejo de provocar uma discussão panorâmica sobre a cannabis no Brasil a partir de uma visão “afrocentrada”.
“Sempre nos incomodou que o grupo étnico-racial mais afetado pela proibição da planta tenha tão pouca representatividade no discurso público. Por isso, trouxemos especialistas negros das mais diversas áreas para compor nosso corpo de entrevistados.”, disse Martins ao Estadão.
O documentário terá a sua estreia no dia 15 de dezembro no GNT e no Globoplay.
Essa não é a primeira vez que um documentário busca provocar a discussão sobre cannabis no país. Em 2014 foi lançado o longa Ilegal, que contou a história de Katiele Fisher. O filme mostrava a luta da mãe da pequena Anne em importar produtos de cannabis para tratar a epilepsia refratária da filha.
Até então, não existia nenhuma legislação sobre o uso medicinal da cannabis. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) só aprovou a importação dos produtos um ano depois.
Outro documentário que também fez sucesso, foi o documentário O Outro Mundo de Sofia. Do mesmo diretor do filme Ilegal, Raphael Erichsen, falou sobre a história da primeira família conseguir um Habeas Corpus para plantar cannabis de forma legal.
O longa-metragem conta a trajetória até a criação da Apepi (Associação de apoio à pesquisa e à pacientes de cannabis medicinal), que hoje atende cerca de 10 mil famílias.
Consulte um médico
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
8 projetos de cannabis recebem R$1 milhão em emendas
Fitoterápicos: Anvisa quer saber a sua opinião
Curso de cannabis da Unifesp ganha prêmio internacional
Frente Parlamentar da cannabis anuncia vencedores do edital
Distribuição de cannabis vira lei em Recife
Cresce o uso de cannabis por idosos no Canadá, desde a legalização
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso