Parece que a implementação da nova lei sofre divergências sobre quem poderá receber os produtos no estado
A notícia de que São Paulo havia aprovado a distribuição de produtos à base de cannabis pelo SUS (Sistema Único de Saúde) repercutiu em todo o Brasil todo e inspirou a criação de projetos de lei em outros estados. Por outro lado, parece que a execução não é tão simples.
De acordo com informações do portal Estadão, parece que a implementação do programa emperrou devido a algumas divergências entre os membros do grupo de trabalho criado para a implementação da nova lei.
O prazo de 90 dias para entrar em vigor terminou nesta segunda-feira (15). Contudo, o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, argumentou que o prazo deveria levar em conta apenas os dias úteis, e ainda complementou que as decisões podem ser tomadas até o fim do mês.
Para Paiva e os técnicos que trabalham na implementação, o acesso aos produtos feitos com o CBD (Canabidiol) devem ser restritos aos pacientes síndromes de Lennox-Gastaut e de Dravet, conforme orienta a cartilha do CFM (Conselho Federal de Medicina).
Por outro lado, o deputado Caio França (PSB), autor da lei, quer que os médicos tenham autonomia para prescrever a cannabis.
Já foram feitas cinco reuniões para resolver o impasse e o secretário indicou que pode considerar o uso da planta para dores crônicas.
Agora, resta esperar os próximos capítulos.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita.
Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Abicann propõe a criação de um Sandbox sobre cannabis
Ucrânia aprova lista de condições para uso de cannabis
STJ concede HC para associação de cannabis pela primeira vez
Kamala Harris lança plano nacional de legalização da maconha
STF pode decidir sobre a cannabis em farmácias de manipulação
Cidade catarinense aprova cannabis no SUS
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso