Parece que a implementação da nova lei sofre divergências sobre quem poderá receber os produtos no estado
A notícia de que São Paulo havia aprovado a distribuição de produtos à base de cannabis pelo SUS (Sistema Único de Saúde) repercutiu em todo o Brasil todo e inspirou a criação de projetos de lei em outros estados. Por outro lado, parece que a execução não é tão simples.
De acordo com informações do portal Estadão, parece que a implementação do programa emperrou devido a algumas divergências entre os membros do grupo de trabalho criado para a implementação da nova lei.
O prazo de 90 dias para entrar em vigor terminou nesta segunda-feira (15). Contudo, o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, argumentou que o prazo deveria levar em conta apenas os dias úteis, e ainda complementou que as decisões podem ser tomadas até o fim do mês.
Para Paiva e os técnicos que trabalham na implementação, o acesso aos produtos feitos com o CBD (Canabidiol) devem ser restritos aos pacientes síndromes de Lennox-Gastaut e de Dravet, conforme orienta a cartilha do CFM (Conselho Federal de Medicina).
Por outro lado, o deputado Caio França (PSB), autor da lei, quer que os médicos tenham autonomia para prescrever a cannabis.
Já foram feitas cinco reuniões para resolver o impasse e o secretário indicou que pode considerar o uso da planta para dores crônicas.
Agora, resta esperar os próximos capítulos.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita.
Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso