Distrito é seguido por Rio de Janeiro e São Paulo. A pesquisa também mostra quais são os estados com os menores números de pacientes canábicos

O Distrito Federal é a capital brasileira com mais pacientes proporcionais autorizados a utilizar a cannabis medicinal em algum tipo de tratamento, onde a cada 100 mil pessoas, 121 já utilizam os benefícios da planta.
Segundo os dados da BRCANN (Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides) o número é ainda maior que os pacientes canábicos do Rio de Janeiro, que fica em segundo lugar do ranking com quase 70 consumidores a cada 100 mil pessoas.
Já São Paulo alcança o terceiro lugar, mas não fica muito atrás. O levantamento mostra um número de 62 pacientes adeptos à cannabis a cada 100 mil pessoas.
Por outro lado, as regiões norte e nordeste possuem os menores índices de pacientes que utilizam a planta como tratamento.
A menor proporção está em Alagoas, que possui apenas 5 cidadãos canábicos a cada 100 mil, seguidos pelo Maranhão e o Ceará, com uma média de 7 pacientes a cada 100 mil habitantes.
Por que a diferença é tão grande?
De acordo com a BRCANN, essa disparidade pode estar relacionada à escassez de informações sobre a planta no norte e no nordeste.
E, segundo a especialista em comércio legal de cannabis ao Prezz Comunicação, Juliana Guimarães, o número maior de pacientes adeptos à cannabis em Brasília pode estar relacionado à maior proximidade com os órgãos reguladores.
Apesar das solicitações para a importação serem inteiramente on-line, a noção maior de como os órgãos públicos funcionam, também pode influenciar na procura.
Leia também: A cannabis como tratamento para doenças degenerativas
Diferença em números absolutos
Por outro lado, São Paulo ainda é o estado que mais importa cannabis no país em números absolutos.
De acordo com o último levantamento da empresa de dados Kaya Mind, foram mais de 90 mil pedidos de importações só em 2022. Mais que o dobro das solicitações do ano anterior.
E parece que a maior parte destes pacientes estão em São Paulo. Segundo a pesquisa, a metrópole sozinha possui 40.403 pessoas com autorizações para importar cannabis. É uma pessoa a cada 1.155.
Um dos motivos para o grande número de importações em São Paulo pode ser a alta concentração de médicos prescritores. Atualmente, São Paulo e Rio de Janeiro são os estados que mais há médicos que entendem de cannabis.
Sem contar com a alta taxa de empresas do ramo localizadas no estado paulistano. São Paulo também concentra 24 associações de pacientes, sendo 19 com CNPJ ativo.
Conte com a gente
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.