Autor da lei que regulamentou a distribuição da cannabis no SUS, Caio França agora pensa no cultivo e produção nacional para baratear os custos
No dia da maconha (20 de abril), o deputado Caio França (PSB) propôs um novo projeto de lei sobre a cannabis em São Paulo. Dessa vez, para o cultivo e produção de produtos à base de cannabis por universidades do estado.
De acordo com o deputado, a nova proposta é uma forma de redução de custos pelo governo na aquisição dos produtos, que foram incluídos na distribuição gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no começo do ano.
Além do incentivo à pesquisas sobre a planta no país e a produção local. Apesar do número de novos pacientes que utilizam a cannabis ter crescido, a maioria ainda recorre às importações.
O uso da cannabis como tratamento tem crescido de forma exponencial no Brasil, mas os estudos ainda são insuficientes para comprovar a eficácia para uma série de condições médicas.
Em uma decisão histórica no final do ano passado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o cultivo de Cannabis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para desenvolvimento de pesquisa científica.
Essa foi a primeira vez que a agência permitiu o cultivo da planta para fins científicos no Brasil.
“Este é um caminho sem volta. Temos consciência de que muitas patologias que poderiam ser beneficiadas com a medicina canabinoide não possuem evidência científica comprovada para que haja uma recomendação médica segura e eficiente, dessa forma, esse é um papel que cabe às universidades públicas: desenvolver pesquisas.”, ressalta o deputado.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita médica.
Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Festival de cinema vai exibir documentário sobre cannabis
Governo e parlamentares irão discutir o cultivo de cannabis
Por meio de uma ação, dois municípios terão cannabis no SUS
Volkswagen vai substituir couro sintético por cânhamo
Trump muda o tom e defende a legalização da maconha
Pesquisadora apresenta programa sobre cannabis ‘Tem que divulgar a ciência’
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso