De paciente a prescritora de cannabis medicinal

 De paciente a prescritora de cannabis medicinal

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Depois da sua própria experiência, a veterinária de São Paulo utiliza a cannabis para ajudar na recuperação dos animais

De paciente a prescritora de cannabis medicinal
Foto: Arquivo Pessoal

Muito antes de virar veterinária, Ana Flávia Cascão, de 44 anos, já tinha um olhar mais integrativo sobre cuidados, medicações e tratamentos. Com uma tia homeopata, ela foi criada desde a infância com a ideia de que cuidar de alguém era muito mais do que tratar sintomas. 

Continuou com esse pensamento depois que começou a exercer a profissão. Por causa disso, algumas coisas a incomodavam, como a reabilitação dos pacientes internados. Fato que a fez estudar acupuntura, fisioterapia, homeopatia, quiropraxia e ferramentas que trouxessem uma qualidade de vida aos seus pacientes.

Mas a cannabis medicinal só apareceu bem depois, com uma experiência que Cascão teve que sentir na própria pele. 

Tratando a ansiedade com cannabis 

Em 2020 a veterinária passou a ter crises de ansiedade de forma frequente. “Eu comecei a perceber que dentro das minhas crises, fiquei muito tempo sem comer, tinha náuseas e emagreci muito”, lembra. 

Como não tinha nenhum tabu em relação à cannabis, Cascão procurou um médico prescritor e começou a usar o óleo. A melhora foi visível

Por que não receitar também?

Mas a experiência com a cannabis não ficou apenas para a sua ansiedade. A veterinária percebeu que a planta também poderia ajudar os animais que tratava. “Comecei a olhar como possibilidade de tratamento para os meus pacientes, pesquisei e vi que tinham algumas pessoas trabalhando nisso”, conta.  

Não demorou muito para que Cascão fizesse um curso de prescrição e começasse a tratar os bichos que chegavam ao seu consultório com cannabis medicinal. 

“Eu sinto que é uma das coisas que dá mais qualidade de vida principalmente  para os pacientes crônicos. Quando a gente fala de pacientes que têm dor crônica, quando a gente fala de pacientes oncológicos, pacientes geriátricos com doenças cognitivas, então a gente consegue melhorar muito a qualidade de vida”, relata.

De paciente a prescritora de cannabis medicinal

E a veterinária complementa que essa melhora da qualidade de vida não é só no paciente, mas também dos tutores, que não precisam trocar o dia pela noite e nem direcionar toda a sua preocupação para os bichos. 

Junto à prática da medicina integrativa, Cascão entende que a cannabis pode agir como um complemento para o organismo. 

A cannabis para pets é legal?

Atualmente, a cannabis para pets vive em um limbo, em que não há proibição, mas também nenhuma legislação sobre o assunto. Por causa disso, muitos tutores precisam recorrer às associações ou comprar o produto como se fosse para eles. 

Motivo que também gera receio em muitos veterinários. Mas parece que alguns conselhos estão juntos na causa. Há dois anos, o CRMV – SP (Conselho de Medicina Veterinária de São Paulo), por exemplo, criou um grupo de trabalho para promover estudos e debates sobre a incorporação da cannabis na prática clínica.

 O CRMV de São Paulo também contribuiu para o projeto de lei sobre cannabis para animais em 2021. Proposta que foi incorporada ao PL 399/15, que busca uma nova legislação da cannabis como um todo. 

Enquanto os trâmites legais ainda acontecem, Cascão não deixa de prescrever. “Comprovadamente, não tenho a menor dúvida que a cannabis é benéfica. Então é uma conversa com os meus pacientes, de que estamos em processo de regulamentação”, diz.

A veterinária também comenta que, de maneira geral, os tutores já chegam a procura do tratamento com a cannabis, o que mostra que a demanda é grande. 

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de importação do produto.

Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente através da nossa parceira Cannect Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas