UFPR oferecerá curso gratuito sobre prescrição de canabinoides

UFPR oferecerá curso gratuito sobre prescrição de canabinoides

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Instituição acertou parceria com a Dr. Cannabis, empresa especializada em capacitar profissionais para o mercado canábico

Universidade Federal do Paraná oferecerá curso gratuito sobre prescrição de canabinoides
Foto: Tripadvisor

Estudantes de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) poderão se especializar gratuitamente em terapia canabinoide. Trata-se do curso “Cannabis Medicinal do Zero: Ciclo Básico”, desenvolvido pela Dr. Cannabis, empresa pioneira em educação canábica.

O curso é inteiramente digital e oferece conteúdos exclusivos para profissionais de saúde que pretendem conhecer mais sobre o tratamento e aprender como prescrever canabinoides na prática clínica.

História da cannabis medicinal, funcionamento do Sistema Endocanabinoide, classes farmacológicas e patologias que podem ser tratadas com a terapêutica são conteúdos que compõem a ementa curricular. 

Os estudantes da UFPR poderão adquirir conhecimentos atualizados sobre a cannabis, antes mesmo de encerrar a graduação em medicina. 

Existe especialização em cannabis medicinal?

Brasileiros podem adquirir produtos medicinais à base de cannabis, desde que estes sejam prescritos por um profissional de saúde legalmente habilitado.

Por outro lado, a Resolução da Anvisa nº 660/2022 destaca que somente médicos e cirurgiões-dentistas podem receitar a terapêutica. 

Um dos maiores problemas é que o conhecimento sobre terapia canabinoide ainda é recente no país, e também não existem disciplinas ou especializações sobre o tema nos cursos de Medicina e Odontologia. 

A consequência disso é que a terapêutica continua distante da maioria dos pacientes.

Segundo o último anuário da Kaya Mind, mais de 430 mil brasileiros utilizam a cannabis para fins medicinais, porém, 7 milhões poderiam ser contemplados de alguma forma. 

Além disso, a empresa apurou que 66% das cidades brasileiras possuem pelo menos um paciente canábico, mas o número de prescritores é três vezes menor.

Sobre a Dr. Cannabis

Fundada em 2018, a Dr. Cannabis oferece cursos para médicos, odontologistas e profissionais que desejem conhecer mais sobre o mercado da cannabis medicinal.

Atualmente a empresa faz parte do Grupo Cannect, uma healthtech que aproxima pacientes e profissionais de saúde e facilita a importação de produtos com canabinoides.

Recentemente, a Dr. Cannabis anunciou a abertura da segunda turma do curso Cannabis Medicinal do Zero destinado a profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 1 de março. Clique aqui para se inscrever.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas