×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Cannect-> Novidades

Sistema de qualidade: Explore a Curadoria Técnica da Cannect



11/03/2025


Qualidade contínua: explore a Curadoria Técnica da Cannect

Qualidade contínua: explore a Curadoria Técnica da Cannect

A prescrição de cannabis medicinal vai muito além da escolha de um produto. Para alcançar bons resultados, médicos e cirurgiões-dentistas buscam confiança na qualidade do que prescrevem. Com o crescimento do mercado, a variedade de produtos aumentou, tornando a escolha mais complexa e exigindo atenção à transparência e aos padrões de qualidade.

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige que medicamentos de cannabis vendidos em farmácias conforme a RDC 327, como o canabidiol (CBD), sejam testados e analisados. O mesmo rigor, entretanto, não é exigido para produtos importados, ou seja, regulamentados pela RDC 660.

Na prática, a importação apresenta centenas de produtos todos os dias, com diferentes processos de fabricação e padrões regulatórios, então como avaliá-los? Informações nem sempre acessíveis podem dificultar a tomada de decisão dos profissionais de saúde.

à medida em que a variedade de produtos aumentou, tornando a escolha mais complexa e exigindo atenção à transparência e aos padrões de qualidade.

Pensando nisso, a Cannect desenvolveu a Curadoria Técnica de Produtos – um processo que apoia médicos e cirurgiões-dentistas na avaliação de opções, facilitando a escolha de produtos alinhados a critérios técnicos e de qualidade.

“A curadoria vai além do certificado de análise (CoA) que é um dos principais documentos analisados pelo mercado em geral. Aqui, nós analisamos todas as certificações que a linha de produção do medicamento possui, como GMP, GACP, certificações de armazenamento, transporte e rastreabilidade da semente, entre outros”, explica Rafaela Landucci, farmacêutica responsável pela curadoria.

Leia também: Conheça os testes de qualidade da cannabis

O que é a Curadoria Técnica de Produtos?

A Curadoria Técnica de Produtos da Cannect é um processo minucioso de avaliação técnica, criado para que todos os produtos disponíveis na plataforma estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.

“Estes dados devem oferecer mais segurança ao prescritor, fazendo com que a prescrição seja mais embasada em critérios técnicos e de qualidade”, comenta Rafaela.

A Curadoria Técnica de Produtos apoia médicos e cirurgiões-dentistas na avaliação de opções, facilitando a escolha de produtos alinhados a critérios técnicos e de qualidade.

A Curadoria Técnica de Produtos facilita a escolha de produtos alinhados a critérios técnicos e de qualidade.

Como é feita esta análise?

A equipe responsável pela Curadoria da Cannect recebe e compila toda a documentação fornecida pelos fabricantes, elenca estes dados em um checklist e encaminha as informações para os profissionais de saúde. “Nosso compromisso é contribuir para mais segurança e clareza na prática clínica, tornando esse processo mais acessível”

Etapas do Processo de Curadoria

A curadoria segue um fluxo robusto e transparente, dividido em duas etapas:

1. Análise Documental:

A marca preenche uma ficha técnica detalhada sobre o produto e envia documentos, que podem incluir:

  • Descrição do produto e sua formulação.
  • Método de extração: O processo de extração dos fitocanabinoides impacta diretamente a qualidade, pureza e estabilidade do produto final. A curadoria avalia se o método utilizado garante a integridade dos compostos ativos e minimiza a presença de solventes residuais. 
  • Certificado de Análise (CoA) de até 2 anos.
  • Para óleos, qual o veículo utilizado na formulação, a relação de gotas/mL obtida pelo fabricante, gradação da pipeta e tipo de vidro.
  • Documentos como certificados de armazenamento, transporte e rastreabilidade também são analisados.

Além disso, avaliamos se os produtos possuem selos de certificação internacionalmente reconhecidos, que asseguram conformidade com padrões rigorosos de qualidade e segurança.

2. Teste Prático e Análise Física:

Os produtos passam por uma validação prática, em que a embalagem, rótulo, frasco e pipeta são avaliados.

Checamos se as informações da embalagem estão claras para os pacientes e se contém espectro do produto, canabinoide(s) principal(ais), quantidade total e/ou concentração dos mesmos.

Para os óleos, é realizado um teste de gotas/mL, garantindo que a dosagem seja precisa. Esse processo é repetido ao menos três vezes para minimizar variações e assegurar a fidedignidade da dosagem.

Compromisso contínuo com a qualidade e segurança

A reavaliação contínua dos produtos disponíveis na Cannect mantém os padrões de qualidade, sem perder as evoluções do mercado e as novas regulamentações.

A reavaliação contínua dos produtos disponíveis na Cannect mantém os padrões de qualidade, sem perder as evoluções do mercado e as novas regulamentações.

Nosso trabalho não termina na aprovação inicial. A Cannect mantém um processo contínuo de reavaliação dos produtos disponíveis na plataforma, para que os padrões de qualidade acompanhem as evoluções do mercado e as novas regulamentações.

Esse compromisso constante fortalece a relação entre profissionais de saúde e pacientes, criando um ecossistema mais seguro, transparente e confiável.

Saiba mais sobre nossa Curadoria Técnica aqui!

Tags

Lucas Panoni

Jornalista e produtor de conteúdo na Cannalize. Entusiasta da cultura canábica, artes gráficas, política e meio ambiente. Apaixonado por aprender.