• 24 de junho de 2022

Corrida: Por que praticar, Benefícios, Dicas e Cuidados

 Corrida: Por que praticar, Benefícios, Dicas e Cuidados

Talvez seja o esporte mais fácil de se praticar. Com um tênis e uma roupa confortável já é possível arriscar os primeiros passos. 

Além de ser simples de se iniciar, a corrida ainda oferece uma série de vantagens para seus praticantes, tanto para a saúde física quanto a mental.

Esse esporte pode ser praticado por qualquer pessoa, até mesmo por crianças e idosos, desde que respeite suas limitações de esforços físicos e seja acompanhado de um profissional.

Além disso, até mesmo iniciantes podem praticar a atividade que requer apenas que você tenha disciplina e respeite os seus limites.

Cumprindo essas coisas simples é possível ter muitos benefícios praticando corrida, principalmente ter uma vida mais saudável. 

Se você é uma pessoa que quer sair do sedentarismo, mas não tem a intenção de frequentar diariamente uma academia, a corrida pode ser uma ótima solução. 

Benefícios da Corrida 

Um dos equívocos ao iniciar essa atividade é que muitas pessoas acham que nos primeiros dias de prática já estarão correndo como atletas profissionais. 

Mas não funciona assim, é preciso cautela e começar aos poucos.

No início, é bom começar com uma caminhada e depois ir aumentando o ritmo  até chegar às corridas e  percursos mais longos.

A prática da corrida já nos primeiros dias começa trazer benefícios à saúde do praticante, como:

  • Emagrecimento;
  • Diminuição dos níveis de colesterol;
  • Aumento da capacidade cardiovascular;
  • Aumento a força nos membros inferiores;
  • Melhoramento  da capacidade cognitiva;
  • Crescimento da disposição física;
  • Redução dos sintoma de depressão e ansiedade;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Melhora do humor.

A corrida também é um exercício físico muito versátil, pois pode ser praticada em diversos locais como em pistas de cooper, na rua e até mesmo na academia. Por isso,não tem desculpa para se exercitar em dias chuvosos, por exemplo.

Por que começar a correr?

Muitos têm o desejo de praticar a corrida diariamente , mas a falta de tempo, o fôlego curto e muitas vezes a preguiça acabam adiando.

“Você nem imagina o que está perdendo”, afirma a personal trainer Valéria Alvim do portal de saúde e bem-estar  Minha Vida. Esse esporte é uma atividade física completa, que faz bem ao corpo todo.

A personal destaca que a musculação e os alongamentos são essenciais para dar um bom suporte ao corpo, além de ajudar a melhorar a performance na corrida.

E, antes de começar, o ideal é ir ao médico e fazer uma avaliação física. Isso vai prevenir lesões e outros problemas de saúde que podem prejudicar a sua motivação.

Como citamos acima, existem inúmeros benefícios ao praticar exercícios físicos como a corrida. 

Benefícios esses que trazem mais saúde para órgãos muito importantes para o funcionamento do nosso corpo, como:

  • Coração;
  • Pulmões
  • Rins;
  • Cérebro;
  • Ossos;
  • Músculos;
  • Articulações.

Dicas para praticar corrida

Existem algumas dicas que podem ajudar a praticar a corrida da melhor forma possível. Por exemplo, se alimentar antes de correr, assim o corpo terá de onde tirar energia para que consiga percorrer todo o trajeto.

Correr sem se alimentar pode fazer com que você se sinta fraco e  podendo causar um desmaio. Se você não for um atleta profissional acostumado com essa prática, não faça isso.

Outra dica muito importante e que muitos ignoram é ter calçados adequados para fazer essa atividade física.

Nem todos os tênis são apropriados para a corrida e nem todos os tênis de corrida são próprios para o seu tipo de pisada.

Então a primeira coisa que deve ser feita é identificar qual o tipo de pisada, supinada, normal ou pronada. Depois disso, você pode ir em qualquer loja de acessórios esportivos que seja possível encontrar o tênis ideal para correr.

Isso é importante, pois evita possíveis fraturas e até mesmo melhora o desempenho durante a corrida.

Principais lesões na corrida

As lesões mais comuns são articulares, que geralmente ocorrem nos joelhos, quadril, tornozelo e coluna, sem falar nas musculares.

As lesões mais simples acontecem muitas vezes por conta do esforço e fazem parte de todo esporte.

Já as articulações normalmente acontecem por conta de um desequilíbrio entre a parte cardiovascular e a parte musculoesquelética, ou seja, como o coração se condiciona antes do corpo, esse desequilíbrio faz com que os corredores amadores se machuquem mais.   

Para prevenir essas lesões basta seguir algumas orientações importantes:                   

  • Treinar corretamente (seguir uma orientação compatível com seu nível);
  • Fazer pelo menos 2 treinos de força semanais;
  • Correr respeitando seus limites e tempo, para reduzir o risco de lesões.

Como a cannabis pode auxiliar na corrida?

Antigamente, discutir se a cannabis é benéfica ou não para esse tipo de atividade era algo evitado no meio dos que praticam. Muitos já tinham uma opinião formada, que na maioria, era baseada em uma visão negativa sobre a planta.

Com o tempo, a planta e seus benefícios terapêuticos  foram ganhando popularidade e a legalização começou a avançar ao redor do mundo. 

Por isso,mais e mais atletas estão abrindo a discussão sobre o uso da cannabis, seus treinamentos, o acesso e mais conhecimentos sobre a planta e seu uso estão mais fáceis do que nunca.

Mas se a procura for por algo que acelere o desempenho, nesse caso, a cannabis não é a resposta ideal. 

Por outro lado, a cannabis pode ser usada como um auxiliar na recuperação, o seu uso pode oferecer benefícios para ajudar na revigoração do corpo após um treino, pois a planta contém compostos químicos que geram sensações relaxantes, assim ajudando o repouso do atleta.

Vale lembrar que cada pessoa é afetada de forma diferente, é importante procurar um especialista ou médico antes de tentar o uso da cannabis para aprender mais sobre as opções de consumo.

Ficou curioso e quer saber mais sobre a relação da cannabis com a corrida? Clique aqui.

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias