• 25 de junho de 2022

Comestíveis de cannabis são oferecidos de graça por grupos canadenses para combater o abuso de opióides

 Comestíveis de cannabis são oferecidos de graça por grupos canadenses para combater o abuso de opióides

Especialistas afirmam que ainda são necessários alguns estudos para comprovar a eficácia do tratamento e substituição de opioides por cannabis, mas os voluntários dizem que o problema vem sendo resolvido de forma prática.

Recentemente, grupos voluntários no Canadá começaram a oferecer um certo alívio às pessoas que lutam contra o vício no uso de opióides, doando comestíveis de cannabis com intuito de substituir os opióides. 

No entanto, os especialistas em vício, temem que o tratamento não comprovado possa evitar que as pessoas com transtorno do uso de opioides busquem terapias baseadas em evidências que tenham se mostrado eficazes.

Em Londres, voluntários do Programa de Substituição de Cannabis montaram uma mesa do lado de fora de uma igreja todas as terças-feiras para distribuir pacotes de alimentos à base de cannabis de forma gratuita para pessoas que usam medicamentos prejudiciais à saúde.

Os membros do grupo afirmam que altas doses de THC, de até 100 miligramas cozidos em um comestível, podem servir como um substituto para opióides e outras drogas perigosas no tratamento dos sintomas de abstinência. 

Stefan Nichol, diretor de divulgação da Impact Church e apoiador do programa de substituição, disse que embora a cannabis não seja um tratamento definitivo para o vício e abstinência de opiáceos, ela pode fornecer alívio para aqueles que estão tentando quebrar o ciclo do uso de drogas.

‘’Honestamente, a erva nunca vai curar os efeitos desconfortáveis das drogas de forma permanente. Mas ajuda as pessoas a obterem um alívio e dormirem melhor.” disse Nichol à plataforma CBC. “


Uma das voluntárias do Programa de Substituição de Cannabis, Mary McCarty, disse que os organizadores começaram a realizar os eventos semanais para ajudar a lidar com a epidemia de opióides na cidade depois de tomar conhecimento de iniciativas semelhantes em Vancouver, British Columbia e Halifax, Nova Scotia.

Na cidade de Halifax, voluntários do Programa de Substituição de Cannabis da Costa Leste montaram pacotes de cannabis para serem entregues a pessoas que usam drogas todas as segundas-feiras. 

Quando a CBC News visitou o grupo no auge da pandemia de coronavírus, cada pacote incluía um kit de articulação, uma goma de cannabis, cápsulas de THC e comestíveis incluindo chocolate, biscoitos e um controle deslizante de bolo de carne.

Mesmo diante de um ato voluntário e com boas intenções, novos estudos ainda são necessários para comprovação da eficácia na substituição de opióides por cannabis.

Referências

  • High Times

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias