• 17 de abril de 2021

Coentro: O que é, Benefícios, Formas de consumo, Efeitos, e Contraindicações

 Coentro: O que é, Benefícios, Formas de consumo, Efeitos, e Contraindicações

Se você conhece o básico da culinária, já deve saber que o coentro é muito usado para dar sabor a certos tipos de alimentos. Mas você sabia que ele também tem potenciais medicinais? Vamos entender como isso é possível.

Com origem asiática, o coentro é uma planta  já conhecida e utilizada pelos egípcios há mais de dois mil anos. 

Ainda que o seu uso atual seja principalmente na forma de tempero na cozinha, antigamente os povos usavam como uma planta medicinal, por causa de suas propriedades calmantes, digestivas e até mesmo afrodisíacas.

Alguns não gostam do coentro por causa do gosto forte e porque ele praticamente esconde os outros sabores do prato. 

No entanto, é possível utilizar o coentro na salada, no suco verde ou até mesmo em forma de chá, com receitas que permitem adquirir todos os benefícios do coentro sem precisar comprometer o prazer da alimentação.

Pode ser encontrado na forma de folhas frescas ou sementes, todas as formas possuem propriedades importantes para o bom funcionamento do organismo.

Quais os benefícios do coentro?

Assim como toda planta natural e com poderes medicinais, o coentro apresenta benefícios a saúde humana, aos quais incluem:

Melhora na imunidade: possui uma alta concentração de antioxidantes, incluindo a vitamina A, que ajuda no combate aos radicais livres, protegendo as células de danos e melhorando a imunidade;

Controla a pressão arterial: contém potássio que trabalha com o sódio para manter o nível de água nas células equilibrado. Enquanto o último retém o líquido, o primeiro provoca a excreção. Ao contrabalançar o excesso de sódio, o potássio do coentro melhora o tônus vascular, reduzindo a pressão arterial;

Auxiliar no desconforto intestinal: o coentro tem ação espasmolítica sobre a musculatura lisa do trato gastrointestinal, melhorando a mobilidade e a secreção gástrica; 

Melhora a saúde da pele: da mesma maneira que protegem as células do corpo, os antioxidantes do coentro protegem a pele dos raios UV, prevenindo o envelhecimento precoce e deixando a pele mais bonita e saudável;

Ajuda no tratamento da diabetes: o consumo de coentro no dia a dia pode regular a produção de insulina e reduzir os níveis de açúcares no sangue; 

Diminui os níveis de colesterol: ajuda na diminuição do colesterol. Isso porque a semente de coentro tem ação hipolipidêmica, isto é, é capaz de melhorar também o metabolismo de lipídios;

Regula o ciclo menstrual: ajuda na regulação da função menstrual graças ao efeito positivo do coentro nas glândulas endócrinas que, por sua vez, acabam por regular o ciclo; 

Controla a ansiedade: dependendo da dose administrada, ele tem efeito similar ao calmante diazepam, atuando como sedativo e relaxante;

Pode ser um ótimo desintoxicante: e o extrato de coentro tem uma função importante que é eliminar metais pesados, como chumbo e mercúrio, do organismo. 

Isso acontece devido à capacidade que seus componentes químicos têm de se ligarem a esses metais, removendo-os das células.

Como consumir

Geralmente, as folhas de coentro são utilizadas para temperar peixes, frutos do mar, carnes brancas, legumes e preparações à base de ovos. 

Ele pode ser ingerido in natura (sem ser processado) ou seco. O ideal é que ao comprar as folhas in natura, escolha aquelas mais frescas com cor verde vivo e sem manchas.

Chá de coentro

Devido a correria do dia a dia, muitas vezes tendo que fazer refeições fora de casa, pode ser difícil incluir o coentro no cardápio.

Mas mesmo assim, existe uma alternativa rápida e prática de tirar proveito dos benefícios da erva: apostando no chá, que pode ser feito com as folhas ou com as sementes do coentro, dependendo da necessidade.

Abaixo estão algumas vantagens que o chá de coentro pode te trazer:

  • É um ótimo diurético;
  • Auxilia no alívio de enxaquecas;
  • Diminui a ansiedade e melhora o sono;
  • Auxilia no controle glicêmico;
  • Combate a flatulência, má digestão e outros problemas intestinais;
  • Melhora a fadiga;

Como fazer chá de coentro

Para fazer um chá de coentro é tão simples quanto se pode imaginar. Existem duas formas de fazer, uma com a semente e a outra com as folhas secas. Basta seguir as instruções abaixo:

Ingredientes

2 colheres de sopa de semente de coentro;

1 litro de água.

Modo de preparo

Em uma chaleira, coloque a água para ferver.Quando levantar fervura, acrescente as sementes, deixando ferver por mais 2 minutos;

Desligue o fogo e reserve por cerca de 10 minutos. Coe a mistura e beba ao longo do dia.

Quais os efeitos e contraindicações?

Quando se trata dos ingredientes em receitas, o consumo de coentro é bastante seguro, já que, nesse caso, ele não é ingerido em grandes quantidades. 

O consumo nas formas de chá, extrato e de óleo essencial exige mais atenção. A recomendação é ingerir apenas com indicação do nutricionista ou médico.

O Chá e o óleo essencial também devem ser evitados por gestantes, idosos, bebês, pessoas que fazem uso de anticoagulantes e pessoas com problemas respiratórios, como asma e bronquite.

Avatar

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias