De deusa da cannabis até carro de cânhamo, a história está repleta de curiosidades da influência da cannabis no mundo nas suas mais variadas funções
Curiosidades: A cannabis nem sempre foi vista com preconceito. Ao longo da história, inclusive do Brasil, podemos destacar vários momentos em que a planta foi utilizada de forma inteligente e proveitosa para as mais variedades finalidades.
Por isso, separamos cinco curiosidades histórias sobre o uso da cannabis aqui e no mundo que viraram destaque e poderiam ter ido para frente se não fosse o preconceito.
Será que você já sabia de alguma delas?
Em 1986 aconteceu o maior acidente nuclear da história, até hoje ainda há pontos onde ainda existe radiação. Por isso, desde 1998 o governo da Ucrânia planta cânhamo para ajudar na remoção de contaminantes.
Trata-se de uma variedade da cannabis conhecida por ter menos de 0,3% de THC (tetrahidrocanabinol), substância que gera o famoso “barato” da maconha.
A espécie da planta cannabis serve para fitorremediação, isto é, para limpar o solo para as próximas colheitas. No caso de Chernobyl, a cannabis serve para extrair chumbo, césio, urânio e estrôncio do solo, além de filtrar a água local.
A cannabis já foi vista com bons olhos aqui no Brasil. Na época da colonização, Portugal instaurou a chamada Real Benfeitoria de Cânhamo em 1783, que incentivava agricultores a plantar a derivação da cannabis para fins industriais.
Mesmo depois da sua proibição, a planta ainda era recomendada por médicos de todo o país para o tratamento das mais diversas doenças.
Quando a cannabis já estava proibida nos Estados Unidos, houve uma pequena exceção na Primeira Guerra Mundial.
Em 1942, o Departamento Agrícola dos EUA, deu a missão de plantar cannabis aos fazendeiros em uma campanha chamada “Hemp For Victory” ou “Cânhamo pela vitória” em tradução livre.
O objetivo era servir de matéria prima, para a fabricação de uma variedade de produtos, desde paraquedas a solas de sapato.
No mesmo período, em 1941 Henry Ford resolveu fazer um carro com a carroceria inteiramente de fibras de cânhamo. Há até uma foto lendária dele batendo no carro para provar a sua resistência.
O óleo da variação de cannabis sativa também serviu como combustível por um certo tempo, nos Estados Unidos, o lendário “pai do carro moderno” havia batizado o combustível de “hempoline”.
Já no antigo Egito, a deusa Seshat era conhecida por cerimonias de abertura de templos, onde ela usava a cannabis no ritual. Em suas imagens, ela carregava a folha da planta em cima da cabeça, como uma característica própria.
A cannabis era muito utilizada pelos egípcios, principalmente na confecção de utensílios. Outra curiosidade é que as múmias reais eram enterradas com alguns vestígios de cannabis, a planta foi encontrada até na múmia de Ramsés, II da 19ª Dinastia.
Aprovada apenas para fins medicinais no Brasil, a cannabis só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
França estende experimento sobre o uso da cannabis
A relação dos probióticos e a cannabis
Novas políticas do Meta não se estendem à cannabis
Mais acesso à cannabis reduz uso de ansiolíticos, diz estudo
Vereador propõe Frente Parlamentar de cannabis em Florianópolis
Janeiro Roxo: A cannabis pode ajudar na Hanseníase?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso