Cerca de 69% dos americanos apoiam a legalização da Cannabis, diz pesquisa

Cerca de 69% dos americanos apoiam a legalização da Cannabis, diz pesquisa

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Que a legalização da cannabis é um assunto político recorrente nos Estado Unidos todos nós já sabemos. Mas o que os cidadãos americanos pensam sobre? Vamos descobrir.

De acordo com uma nova pesquisa, o apoio nacional à legalização da maconha atingiu um ponto alto, chegando a 69% dos americanos dizendo agora que são a favor do fim da proibição da planta cannabis no país.

Dentre essas pessoas inclui uma grande maioria de republicanos (62%).

Na verdade, existe um apoio majoritário entre todos os grupos demográficos incluídos na pesquisa, incluindo aqueles com 65 anos ou mais (51%).

A pesquisa foi conduzida pela Universidade Quinnipiac, que também tem pesquisado consistentemente a posição dos americanos sobre a questão desde o ano de 2012, e esse é o nível de apoio mais alto até então. 

Chegou em um momento em que várias legislaturas estaduais estão aprovando ou considerando propostas para legalizar e os principais legisladores do Congresso estão no processo de apresentar projetos de lei para legalizar federalmente.

Atualmente o número é 18 pontos percentuais mais alto do que quando os entrevistados foram questionados pela primeira vez sobre suas opiniões referente a reforma, nove anos atrás.

Também foi descoberto que 70% dos eleitores registrados apoiam a legalização, em comparação com apenas 24% que se opõem.

Curiosamente, quase duas em cada três pessoas que se identificam como republicanos apoiam a aprovação da mudança de política. 

Como tende a ser o caso, os democratas eram os mais propensos a favorecer a legalização, com 78%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa envolveu entrevistas com 1.237 adultos americanos com a duração de 5 dias. 

No ano de  2019, a Quinnipiac descobriu que 60% dos entrevistados queriam acabar com a proibição. Após o período de três anos, o apoio aumentou.

Essa pesquisa anterior também descobriu que 63% são a favor da eliminação dos registros daqueles com condenações anteriores por cannabis e que existe um apoio quase universal para a legalização da cannabis medicinal (93%).

Ainda que os legisladores estaduais e federais pareçam estar reconhecendo cada vez mais essa mudança bipartidária na opinião pública e elaborando uma legislação para refletir isso, ainda é o caso de que o presidente Joe Biden está entre a minoria que ainda se opõe à legalização do uso adulto.

De acordo com o secretário de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki,a posição de Biden sobre o assunto “não mudou”, o que significa que ele ainda se opõe à reforma .

Ele não disse se assinaria ou vetaria um projeto de lei para promulgar a mudança de política se chegasse em sua mesa, no entanto.

Em vez disso, o presidente apoia a descriminalização do porte, legalizando a cannabis medicinal, eliminando registros anteriores de maconha e permitindo que os estados definam suas próprias políticas.

No entanto, sua postura pode ser testada nas próximas semanas ou meses, conforme o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer (D-NY), enfatizou que um projeto de lei de legalização federal será lançado em breve e enviado ao plenário do Senado.

Já no  lado da Câmara, o presidente do Judiciário Jerrold Nadler disse recentemente que  planeja reintroduzir seu projeto de legalização , a Lei de Oportunidades, Reinvestimento e Expurgo da Maconha, que aprovou a câmara no ano passado, mas não avançou no Senado.

Referência

  • Marijuana Moment

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas