Cannabis tem o potencial de substituir a morfina, segundo estudo

Cannabis tem o potencial de substituir a morfina, segundo estudo

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

A pesquisa feita com um óleo rico em THC mostrou uma redução de até 73% da morfina em pacientes com dores crônicas.

De acordo com uma pesquisa clínica publicada na revista Pain Physician, a cannabis ajudou a reduzir em até 67% o uso de opioides para controlar a dor, principalmente a morfina.

Em uma segunda bateria de estudos, os pesquisadores acompanharam os pacientes diagnosticados com dores crônicas de perto, e perceberam que essa taxa subiu para 73%.

Para fazer o estudo, os pesquisadores do Instituto de Medicina da Dor da Pensilvânia, deram duas opções aos pacientes: uma seria reduzir o uso dos opioides e administrar a cannabis ou utilizar a planta em conjunto com a dose diária do medicamento.

THC para dor

O estudo foi feito com o óleo rico em Tetrahidrocanabinol (THC), componente que gera os efeitos alucinógenos da maconha. A concentração do composto era aumentada gradativamente.

Ao contrário do que muitos pensam, o componente não é um vilão. As suas propriedades medicinais são bastante utilizadas para tratar condições como Parkinson e Alzheimer

Outros estudos

Não é de hoje que o uso da cannabis tem ajudado a reduzir e até substituir os opioides.  

Segundo um trabalho publicado na revista Systematic Reviews, pacientes com dor crônica que usam cannabis, além de medicamentos farmacêuticos, mostraram uma diminuição no uso de opioides e tiveram menos frequência na ida ao pronto-socorro.

Durante a análise, pesquisadores associados à Escola de Saúde Pública Mel e Enid Zuckerman, da Universidade do Arizona, procuraram em bancos de dados online pesquisas originais feitas sobre os efeitos do uso de cannabis medicinal como terapia para pacientes que usam opioides para tratar dor crônica.

Foram selecionados cerca de 2.440 textos completos de nove estudos para inclusão na revisão. 

Esses estudos selecionados envolveram 7.222 participantes com dor crônica, muitos dos quais foram capazes de reduzir ou eliminar o uso excessivo de opioides com cannabis medicinal.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas