Cannabis pode reduzir uso de opioides, segundo estudo

Cannabis pode reduzir uso de opioides, segundo estudo

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

De acordo com os relatos dos pacientes, houve uma melhora não só nas dores crônicas, mas também na melhora na ansiedade, no sono e até no humor

Cannabis pode reduzir uso de opioides, segundo estudo
Foto: Freepik

De acordo com um estudo recentemente publicado na revista científica Cannabis – Publication of the Research Society on Marijuana, a cannabis reduz a dependência de opioides em pacientes com dores crônicas.

A pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, avaliou a eficácia da cannabis durante três meses em pessoas de meia-idade e idosos, que substituíram os remédios por produtos derivados da planta.

E parece que a experiência deu certo. A maioria dos voluntários que trocaram os opioides pela cannabis relatou que a cannabis foi eficaz para controlar as dores. Eles também destacaram uma melhora na ansiedade e no funcionamento físico e mental.

Sem contar na melhora da qualidade do sono, do humor e claro, na redução da dependência de remédios prescritos, em que não eram apenas opioides, mas também benzodiazepínicos.

Relatos

Os pesquisadores também fizeram questão de colocar os relatos dos pacientes sobre a experiência que tiveram com a substituição, principalmente por causa dos benefícios a mais.

Um paciente de 51 anos, por exemplo, comentou o quanto a sua experiência foi boa. “Não estou mais usando meu andador. Só tomo meus remédios [opioides/analgésicos] uma vez ao dia, em vez de três, e não tomo Xanax há 30 dias”.

Leia também: 5 remédios que podem ser substituídos pela cannabis

Outro paciente de 43 anos também ressaltou que não precisou mais tomar nenhum remédio depois que passou a utilizar a cannabis como tratamento. “Fiquei surpresa, não sabia que ia me ajudar assim. Realmente funciona”.

Por outro lado, os pesquisadores ressaltam que ainda faltam pesquisas mais detalhadas para entender a segurança das dosagens para de fato substituir os outros remédios.  

Consulte um profissional

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta, dar suporte na compra do produto até no acompanhamento do tratamento. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas