• 25 de setembro de 2021

Cannabis pode auxiliar na melhora da qualidade de vida, segundo estudo

 Cannabis pode auxiliar na melhora da qualidade de vida, segundo estudo

Foto: Getty Images

A pesquisa, feita com pacientes com dores crônicas, mostra que além do alívio, ela também ajuda em vários outros aspectos, como ansiedade e a diminuição do uso de outros medicamentos.

Em agosto (12) mais um artigo sobre os benefícios da cannabis mostrou que além do alívio das dores, a cannabis também melhora a qualidade de vida dos pacientes. 

Publicado na revista Medical Cannabis and Cannabinoids, 181 pessoas com dores crônicas, inscritas no programa de maconha medicinal da Pensilvânia, foram avaliadas e além do alívio, elas também relataram outros benefícios, como a diminuição da ansiedade.

“Os resultados deste estudo mostram que a cannabis, quando usada para o tratamento da dor, pode ser benéfica para melhorar a QV (qualidade de vida) de um paciente, além de aliviar sua dor”, destacaram os autores.

Foto: Getty Images

Cannabis para dores crônicas

Não é de hoje que os benefícios da cannabis para tratar a dor são investigados. O tetraidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD) na cannabis provocam efeitos analgésicos, principalmente quando são usados juntos.

Em uma revisão sistemática liderada pela Harvard de 28 estudos, examinam a eficácia de canabinoides para tratar várias dores e problemas médicos, o autor concluiu:

”O uso de cannabis para tratar as dores crônicas, neuropáticas devido à esclerose múltipla é apoiado por evidência de alta qualidade”.

Dos estudos revisados 6 em 6 sobre dor crônica e 5 em 5 sobre dores neuropáticas estudadas, encontraram uma melhora significativa nos sintomas entre os pacientes.

Hoje, a cannabis também já se mostrou eficaz no alívio de dores causadas por HIV, lesão na medula espinhal, diabetes e até em dores neuropáticas resistentes ao tratamento.

Outra revisão feita em 2017 em mais de 10 mil artigos, mostrou que “há evidências conclusivas” de que a cannabis pode ajudar no alívio de dores em adultos.

Outros benefícios

Além do efeito analgésico, a cannabis também pode ter outros benefícios. Segundo estudos da Universidade de Michigan publicados em março de 2016 no jornal de dores, fornece alguns dados importantes. 

Eles descobriram que a cannabis também diminuiu efeitos internos causados por outros medicamentos,  reduz o uso de opioides em até 64% e, claro, melhora a qualidade de vida.

Agora, a pesquisa publicada recentemente, confirma que  a vida do paciente também pode melhorar em diversos aspectos. Isso porque ela gera efeitos colaterais mínimos e ajuda em outros problemas, como outras condições enfrentadas pelo paciente e a diminuição de remédios.

Tainara Cavalcante

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias