Cannabis pode auxiliar na melhora da qualidade de vida, segundo estudo

Cannabis pode auxiliar na melhora da qualidade de vida, segundo estudo

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

A pesquisa, feita com pacientes com dores crônicas, mostra que além do alívio, ela também ajuda em vários outros aspectos, como ansiedade e a diminuição do uso de outros medicamentos.

Em agosto (12) mais um artigo sobre os benefícios da cannabis mostrou que além do alívio das dores, a cannabis também melhora a qualidade de vida dos pacientes. 

Publicado na revista Medical Cannabis and Cannabinoids, 181 pessoas com dores crônicas, inscritas no programa de maconha medicinal da Pensilvânia, foram avaliadas e além do alívio, elas também relataram outros benefícios, como a diminuição da ansiedade.

“Os resultados deste estudo mostram que a cannabis, quando usada para o tratamento da dor, pode ser benéfica para melhorar a QV (qualidade de vida) de um paciente, além de aliviar sua dor”, destacaram os autores.

Foto: Getty Images

Cannabis para dores crônicas

Não é de hoje que os benefícios da cannabis para tratar a dor são investigados. O tetraidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD) na cannabis provocam efeitos analgésicos, principalmente quando são usados juntos.

Em uma revisão sistemática liderada pela Harvard de 28 estudos, examinam a eficácia de canabinoides para tratar várias dores e problemas médicos, o autor concluiu:

”O uso de cannabis para tratar as dores crônicas, neuropáticas devido à esclerose múltipla é apoiado por evidência de alta qualidade”.

Dos estudos revisados 6 em 6 sobre dor crônica e 5 em 5 sobre dores neuropáticas estudadas, encontraram uma melhora significativa nos sintomas entre os pacientes.

Hoje, a cannabis também já se mostrou eficaz no alívio de dores causadas por HIV, lesão na medula espinhal, diabetes e até em dores neuropáticas resistentes ao tratamento.

Outra revisão feita em 2017 em mais de 10 mil artigos, mostrou que “há evidências conclusivas” de que a cannabis pode ajudar no alívio de dores em adultos.

Outros benefícios

Além do efeito analgésico, a cannabis também pode ter outros benefícios. Segundo estudos da Universidade de Michigan publicados em março de 2016 no jornal de dores, fornece alguns dados importantes. 

Eles descobriram que a cannabis também diminuiu efeitos internos causados por outros medicamentos,  reduz o uso de opioides em até 64% e, claro, melhora a qualidade de vida.

Agora, a pesquisa publicada recentemente, confirma que  a vida do paciente também pode melhorar em diversos aspectos. Isso porque ela gera efeitos colaterais mínimos e ajuda em outros problemas, como outras condições enfrentadas pelo paciente e a diminuição de remédios.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas