• 20 de maio de 2022

Cannabis pode ajudar nos tratamentos de artrite e dor nas costas, segundo estudo

 Cannabis pode ajudar nos tratamentos de artrite e dor nas costas, segundo estudo

Novo estudo realizado aponta os benefícios do uso da cannabis para ambos os problemas. Produtos canábicos surgem como alternativa a analgésicos. 

 

Um experimento realizado por um grupo de médicos norte-americanos, mostrou que o uso medicinal da cannabis pode auxiliar nos tratamentos de artrite e dor nas costas. 

Para a pesquisa, 186 voluntários realizaram o uso da erva das mais diversas formas. Alguns, fumaram ou vaporizaram a planta, enquanto outros adotaram os métodos comestíveis. 

As respostas, em quase todos os casos, foram positivas. 

Cannabis x Analgésicos 

O estudo, além de comprovar a eficácia dos canabinoides no tratamento dessas complicações, também mostrou a relação da erva com outros medicamentos, como os analgésicos. 

Asif Ilyas, cirurgião ortopédico e um dos líderes da pesquisa, salientou que houve uma redução de 40% do uso de opioides após o início da cannabis medicinal nos Estados Unidos. 

As consequências causadas também são levadas em conta nessa comparação. Os analgésicos, além de gerar muitos efeitos colaterais, necessitam de dosagens maiores para atingir o mesmo resultado dos produtos canábicos. 

Segundo Asif, essas características não foram apresentadas no experimento com a erva: 

“Com base em nossa compreensão atual da cannabis medicinal, você não precisa aumentar as doses para obter os mesmos resultados e ainda não estamos vendo nenhuma qualidade viciante nela” ressalta o médico. 

Artrite 

A Artrite é uma doença ocasionada através de um processo inflamatório do corpo, atingindo diretamente as articulações, o que pode causar dores e aumentar a rigidez dos movimentos. 

Ela é tratada de várias maneiras, por exemplo, com medicamentos, exercícios e fisioterapia. 

O uso do Canabidiol (CBD), sem dúvidas, está entre os procedimentos mais eficazes contra a Artrite. 

Dentro do tratamento, a cannabis melhora a movimentação do corpo, ameniza as dores e não causa os efeitos colaterais de outras medicações. 

Dor nas costas 

Esse problema pode ser ocasionado por muitos fatores. Dormir de mau jeito, postura incorreta ou dores crônicas na coluna consequentes de uma má formação, são alguns deles. 

Por apresentar efeitos anti-inflamatórios, o CBD consegue auxiliar em todas essas complicações. 

Recentemente, conversamos com Igor Seco, uma das primeiras pessoas no Brasil a obter o direito de cultivo da cannabis, que falou sobre a importância da planta para o seu tratamento de escoliose

“A escoliose me causa algumas dores crônicas, principalmente na coluna, onde eu tenho praticamente um “s”. Tomei dezenas de remédios durante a minha vida e nenhum deles resolveu o meu problema como a cannabis”.

Gustavo Lentini

Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por futebol e pela comunicação.

Mais Notícias