De acordo com um levantamento da Cannect, o aumento se deu por parte dos pacientes, que estão cada vez mais interessados na cannabis como tratamento
De acordo com um levantamento da Cannect, o maior marketplace de cannabis medicinal da América Latina, a procura por produtos à base de cannabis para tratamentos odontológicos cresceu 300% entre março de 2022 até este mês.
A procura aumentou depois da atualização da resolução de importação 660 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que incluiu um campo para o registro de dentistas, que agora podem receitar.
Antes, os produtos odontológicos tinham que ser prescritos por um médico para poder entrar no Brasil, uma vez que os produtos feitos com a planta só podem ser adquiridos com receita.
E parece que, assim como foi o movimento para a venda de produtos feitos com a planta para tratar a epilepsia, a demanda para produtos focados na odontologia partiu dos pacientes e não dos profissionais de saúde.
Em um workshop promovido pela Cannect no início do mês, foi percebido que 95% dos participantes que eram dentistas nunca prescreveram cannabis aos seus pacientes por falta de conhecimento sobre o tema.
Por isso, para o cirurgião dentista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Canabinoide (SBOCAN), Guilherme Martins, o aumento da procura partiu de fato dos pacientes.
“Tem ocorrido um movimento dentro dos consultórios, onde existe uma alta demanda de pacientes que já perguntam de que forma o ‘canabidiol’ pode auxiliar em bruxismo e dor orofacial, por exemplo. Os pacientes estão cada vez mais cientes desse tipo de terapêutica e têm uma aceitação muito positiva”.
O cirurgião dentista ainda complementa que as faculdades de odontologia devem ensinar sobre o Sistema Endocanabinoide desde o início do curso, especificamente relacionado ao sistema estomatognático, que compreende todos os músculos da face, dentais e periodontais.
Engana-se quem pensa que os produtos se limitam ao óleo. Apesar de ser a opção mais utilizada, outras formas de utilizar a planta como tratamento também já são possíveis no Brasil.
Como por exemplo, pastas de dentes, enxaguantes bucais e até sprays para hálito. Trata-se de produtos tópicos que podem agir de formas até mais eficazes, dependendo da patologia tratada.
A Dr. Cannabis é um portal de educação sobre a planta que pode te ajudar de várias maneiras, desde a prescrição até o funcionamento do mercado. Veja mais.
Caso for paciente e precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Dronabinol pode ajudar a tratar Alzheimer, segundo estudo
Cannabis no tratamento de câncer? O que a ciência diz
Estadunidenses raramente recorrem ao médico para saber sobre cannabis
Cannabis não altera processos cognitivos, segundo estudo
CBD pode tratar tremor essencial?
Estudo investiga se a maconha interfere na percepção musical
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso