Cannabis para o tratamento de gripe e resfriados

Cannabis para o tratamento de gripe e resfriados

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.

É como um trem de carga: dor de garganta, nariz entupido, tosse, dores no corpo e mal-estar. Isso é muito comum no frio.

A gripe evolui com todos esses sintomas, além da febre, dor de cabeça, intensa e extrema exaustão, em alguns adultos chega até a causa vômitos e diarreias. Apesar disso ser mais comum em crianças.

Depois 5 a 7 dias (uma eternidade) a maioria dos adultos mais saudáveis se recupera da gripe e dos resfriados. Então o que fazer enquanto isso?

Geralmente a medicação mais recomendada pelos médicos são analgésicos e anti inflamatórios (ibuprofeno ou tilenol) para tratamentos das dores.

Tratamentos naturais

Por incrível que pareça, até mesmo os remédios caseiros mais populares como plantas de equinácea, vitamina C e até alho, não são tão comuns no mundo da ciência, eles relatam que esses remédios não são tão eficazes para gripes e resfriados comparados com placebos no ato de reduzir os sintomas.

Mas aquela sopa deliciosa da mamãe? Um Estudo de 2000 descobriu que havia benefícios anti-inflamatórios leves que ajudam no alívio dos sintomas, mas não o suficiente.

O que os especialistas dizem sobre?

De acordo com o ponto de vista do Dr. Shawn Meirovici, de Toronto, especializado em tratamento da dor, não há ligação direta entre o uso da Cannabis e o tratamento de gripes e resfriados.

No entanto, ele disse que há novas evidências que defendem que os sintomas podem ser gerenciados se a cannabis for usada com responsabilidade.

“Os cannabinoides Canabidiol (CBD) e Tetrahidrocanabinol (THC) tem mostrado propriedades para aliviar a dor e induz ao sono com propriedades anti inflamatórias’’ declarou ele.

Por outro lado, há pesquisas recentes que mostram que cannabis pode ser uma aliada para problemas respiratórios, como asma e a própria COVID-19.

 

Redução dos sintomas

Então, no dia em que você estiver doente deitado na cama, embrulhado em um cobertor, ele sugere que você o uso de cannabis pode reduzir os sintomas que afetam o seu corpo, aliviar a inflamação de várias area e aumenta a sensação de relaxamento para que você possa dormir tranquilamente.

Referente aos sintomas de gripe ele também disse que pode reduzir a febre, através da sua habilidade de suprimir o sistema imunológico.

Além disso, se você é o tipo de pessoa que se acha importante se prevenir, ele afirmou que algumas pesquisas sugerem o CBD tem propriedades anti virais.

Mas antes que você utilize a cannabis através do fumo…

Pense nisso: calor e fumaça são as últimas coisas que sua garganta precisa quando ela já está doendo e coçando.

Então imagine uma fumaça quente entrando pelos pulmões! Fumar pode irritar as mucosas, causar tosse e a dor de garganta ainda piora. De acordo com o Dr.Meirovici esses atos de descuido podem prolongar a infecção viral.

Quais as possibilidades de tratar com alimentos a base de cannabis?

Se consumir alimentos à base de cannabis é agradável pra você, Rodyn Griggs Lawrence, autora do The Cannabis Kitchen CookBook, diz que quando se sente mal, recorre a alimento como:

  • Caldo de osso fervido com flor de cannabis (comprado em loja ou caseiro);
  • Leite de cânhamo com infusão, mirtilos congelados e iogurte probiótico batido;
  • Aveia noturna com maçãs, mel selvagem e leite de coco com infusão de cannabis.

Chegamos a conclusão, que para se prevenir da gripe e resfriados e parar a propagação, precisamos manter a higiene, lavando as mãos com frequência, tampando a boca ao tossir ou espirrar e ficar em casa evitando ambientes que tem aglomeração de pessoas, quando estiver doente.

Consulte um profissional

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta, dar suporte na compra do produto até no acompanhamento do tratamento. Clique aqui.

Referências:

Tags: