Cannabis medicinal baseado em fatos
Será que a cannabis realmente mata neurônios? O que acontece se tomar CBD todos os dias, ele realmente vicia? Quando falamos sobre cannabis, é muito fácil olhar para os estigmas e julgar a planta com base no que ouvimos falar e não baseado em fatos.
Mas e quando falamos sobre o uso medicinal, como fica? Em meu livro, “Cannabis Medicinal: Baseado em Fatos”, defendo a importância de resgatar o uso da cannabis como ferramenta terapêutica. A planta, historicamente utilizada por diversas culturas, possui um potencial medicinal ainda pouco explorado.
Dessa forma, como estamos falando de fatos, é necessário mostrar todas as evidências científicas que demonstram a eficácia da cannabis no tratamento de diversas condições, como dor crônica, ansiedade e distúrbios do sono.
Ao interagir com o sistema endocanabinoide do nosso corpo, a cannabis pode auxiliar na regulação de diversas funções, como o apetite, o sono e a resposta à dor. Mas muita gente nem sabe que este sistema existe.
Um dos pontos que mais me preocupa é o uso excessivo de medicamentos, muitas vezes associado a efeitos colaterais indesejáveis. Mas a cannabis, quando utilizada de forma segura e responsável, pode ser uma alternativa ou complemento para esses tratamentos, promovendo um equilíbrio maior no organismo.
A proibição da cannabis, ocorrida há mais de 70 anos, interrompeu um importante campo de pesquisa e atrasou o desenvolvimento de terapias eficazes. No entanto, com o avanço da ciência, estamos redescobrindo o potencial terapêutico dessa planta e construindo um futuro mais promissor para a saúde.
Falar de cannabis, não é só falar de cannabis, mas também trazer à tona:
Por isso, acredito que a cannabis medicinal representa uma nova era na medicina, oferecendo aos pacientes mais opções de tratamento e uma melhor qualidade de vida.
As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.
Mario Grieco
Médico, especialista em medicina interna e medicina do trabalho, também é pesquisador de Cannabis Medicinal e Fellowship em Internal Medicine nos EUA, onde viveu por 20 anos, obteve a certificação ECFMG. Além do trabalho como pesquisador, é colaborador do ambulatório do hospital das clínicas na faculdade de medicina da USP e professor do curso de pós-graduação lato sensu em Cannabis Medicinal na Ânima-Inspirali. Foi presidente de seis empresas e atualmente é diretor da clínica Cannabis Care. Considerado um dos 20 líderes mais influentes da América Latina no campo de longevidade, recebeu vários prêmios nos Brasil e nos EUA e publicou seis livros, entre eles "Cannabis Medicinal Baseado em Fatos" e "Cannabis medicinal: fatos ou mitos?"
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso