Cannabis e fungos podem matar células cancerígenas do pâncreas, diz estudo

Cannabis e fungos podem matar células cancerígenas do pâncreas, diz estudo

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Em pesquisa realizada pela empresa Cannabotech, foi constatado a eficácia de um novo medicamento, capaz de eliminar 100% das células cancerígenas do pâncreas.  

 

Um estudo realizado na cidade de Israel, pela startup Cannabotech, desenvolveu um medicamento capaz de combater 100% das células que geram o câncer de pâncreas, considerado um dos mais agressivos. 

O experimento foi feito com compostos da planta cannabis, os canabinoides, junto com o extrato do fungo Cyathus Striatus. 

Além de mostrar a eficácia contra os agentes cancerígenos, a pesquisa determinou que o novo produto não danifica as células normais do corpo, ou seja, trata da doença sem causar malefícios para o organismo. 

O medicamento ainda está nas fases de testes. Segundo a empresa, a conclusão do estudo está prevista para o primeiro semestre de 2023. 

Ação dos fungos 

Foto: BioDiversity4All

As pesquisas para avaliar a ação dos fungos na luta contra o câncer não vem de agora. Desde 2014, são feitos experimentos com esses organismos no laboratório do Professor Fuad Fares, na Universidade de Haifa, em Israel. 

Os medicamentos feitos à base dos fungos, estão entre as principais esperanças dos especialistas de desenvolver uma cura para a doença. 

Além do Cyathus, os estudos com o fungo Cordyceps Sinensis também vem gerando resultados positivos. 

De acordo com um experimento realizado pela Universidade de Oxford e pela empresa biofarmacêutica NuCana, esse composto é até 40 vezes mais potente do que os tratamentos convencionais para o câncer. 

Junção de estudos 

A junção dos dois centros de pesquisa, possibilitou avanços significativos sobre as ações dos compostos nas células cancerígenas. 

Isso aconteceu quando a Cannabotech recebeu os direitos exclusivos do uso das patentes criadas pelo cientista, e decidiu acelerar o desenvolvimento da nova medicação. 

Para Fuad, a união com a startup é benéfica para ambos os lados e ajudou bastante na evolução do experimento: 

Estou feliz que a colaboração com a Cannabotech esteja dando frutos e alcançando resultados muito impressionantes, fortalecendo a pesquisa que realizamos na Universidade de Haifa nos últimos anos” comenta o professor em uma coletiva de imprensa. 

Cannabis x Câncer 

Além do câncer de pâncreas, a cannabis pode ser utilizada no tratamento de outros tipos da doença, seja para inibir a atuação das células malignas ou para amenizar os sintomas causados pela condição. 

Um estudo brasileiro, conduzido por pesquisadores do Hospital Sírio Libanês e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluiu a eficácia da cannabis no tratamento das consequências geradas pelo câncer. 

O que exemplifica isso, é um recente levantamento estadunidense, que registrou o uso da erva medicinal para o tratamento de 42% das mulheres que sofrem com câncer de mama nos Estados Unidos. 

Outro estudo, desta vez, realizado pela Apollon Formularies, descobriu os mesmos benefícios da cannabis para o câncer de próstata.  

O câncer cerebral e o de cólon são outros tipos da condição que tem as suas células cancerígenas destruídas pela planta.

Dronabinol 

Um dos tratamentos para os sintomas colaterais causados pelo câncer, é o Dronabinol, medicamento que é considerado uma versão sintética do Tetrahidrocanabinol (THC). 

O composto serve de auxílio para tratar a doença. Isso porque, ele tem a função de prevenir o corpo humano de náuseas e vômitos, consequência recorrente nos procedimentos que combatem o câncer. 

A obtenção do remédio ocorre através de importações, sempre após realizar uma consulta médica. O seu preço pode variar entre US$20 e US$350, dependendo da concentração do frasco. 

Caso precise de ajuda, há uma equipe de atendimento especializada que poderá esclarecer as suas dúvidas, além de auxiliar desde a prescrição até a importação do produto. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas