×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Colunas

Como é que é? Cannabis para o cabelo?



06/12/2023


Dizem que ser careca é um estilo e que Implante de cabelo é muito caro…

Brincadeiras à parte, careca ou calvície (cientificamente chamada de alopecia androgenética)  é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada. É relativamente frequente na população. Homens e mulheres podem ser acometidos pelo problema, que apesar de se iniciar na adolescência, só é aparente na idade adulta e incomoda muita gente.

As causas do fenômeno envolvem a presença de androgênios, mesmo em níveis normais e alteração do ciclo de crescimento dos folículos capilares. A condição é tratada com estimulantes do ciclo folicular como a Finasterida e o Minoxidil, ou por meio de procedimentos invasivos como o transplante capilar.

Cannabis para crescer cabelo?

A novidade é um estudo de pesquisadores da empresa Nex Therapeutics sugerindo bons resultados contra a alopecia androgenética com a utilização de um extrato oleoso de cannabis

A publicação no International Journal of Trichology conta que o fundamento da utilização do extrato oleoso de cannabis, visando a alopecia androgenética, se dá em função de suas ações sobre o Sistema Endocanabinoide, que  está envolvido na manutenção da homeostase celular.

No estudo, foram recrutados 31 participantes com alopecia androgenética, sendo 15 homens e 16 mulheres. Todos utilizaram uma aplicação diária de extrato oleoso de cannabis rico em CBD, THCV e CBDV com média de 33mg por aplicação durante 6 meses. 

Uma contagem de cabelos da maior área de alopecia, foi realizada antes do início do tratamento e uma novamente após 6 meses de tratamento. Os participantes foram convidados a avaliar qualitativamente a sua percepção psicossocial da melhoria da cobertura capilar após a conclusão do estudo utilizando uma escala de satisfação com 5 graduações (muito infeliz, infeliz, neutro, feliz e muito feliz).

Ao final do estudo, os resultados revelaram que todos os participantes mostraram algum crescimento dos fios. O aumento médio foi estatisticamente significativo de 246% (aumento de 15,07 fios/cm2) nos homens e 127% (16,06 fios/cm2) nas mulheres. Não houve efeitos adversos relatados. 

Além disso, todos os participantes avaliaram sua percepção psicossocial dos efeitos sobre a cobertura capilar após o tratamento como “feliz” ou “muito feliz”. A revisão independente das fotografias revelou evidências de melhorias leves a extensas na cobertura capilar para todos os participantes. O resultado foi além do sucesso no crescimento de cabelos: impactou na qualidade de vida dos pacientes. 

Com tais resultados, os autores afirmam que a formulação tópica de cannabis utilizada no estudo foi superior à finasterida oral, à espuma de minoxidil 5% uma vez ao dia e até mesmo ao extrato tópico de CBD sozinho. 

Além disso, agindo por mecanismos diversos que os dois primeiros, é possível que a associação mostre efeitos sinérgicos.  

Incrível, não?? Quer saber mais?

Fontes : https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10251293/

https://docmedia.co/author/docmediabrasil/

Cristina Suadicani

Enfermeira graduada pela Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto . Especialista em Enfermagem Gerencial e Enfermagem do Trabalho pela Faculdade São Camilo, com MBA em Gestão Empresarial. Experiência ampla em coordenação de unidade hospitalar com foco em cuidados paliativos. Participou da elaboração do livro “Cuidados Paliativos: diretrizes para melhores práticas.” Head de Cuidado Coordenado na Cannect.