• 16 de agosto de 2022

Cânhamo contém mais proteínas que ervilha e frango

 Cânhamo contém mais proteínas que ervilha e frango

Foto: Smokebuddies

É possível obter diversos nutrientes importantes para a saúde através do uso da semente de cânhamo na alimentação

Pelo menos é o que aponta o relatório Cânhamo no Brasil, da empresa de análise de dados do segmento canábico Kaya Mind.

Ela que analisou a parte da planta considerada uma superfood, que pode ser consumida in natura em iogurtes, em pó, como alternativa ao whey protein, ou como base do leite e da carne vegetal: a semente de cânhamo.

unnamed Grão do cânhamo contém mais proteína que alimentos como frango, ervilha e leite
Valores referentes a 100 gramas de cânhamo e a 100 gramas de ervilha fonte: USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos | Relatório Cânhamo no Brasil, Kaya Mind.

Óleo de cânhamo

Além dessas alternativas, o óleo de semente pode ser consumido como substituto do azeite e da manteiga, bem como suplemento alimentar, proporcionando efeitos ansiolíticos e a diminuição do risco de doenças cardiovasculares por sua alta quantidade de ômega-3 e outros nutrientes.

O óleo extraído das flores de cânhamo, por sua vez, contém CBD, um fitocanabinoide com potenciais medicinais cada vez mais estudados, mas com vantagens anti-inflamatórias e antioxidantes, duas muito importantes para a indústria da beleza e já comprovadas.

Limbo jurídico

Hoje, o cânhamo se encontra em uma zona cinzenta em relação à sua legalidade no Brasil, pois contém quantidades insignificantes de fitocanabinoides psicotrópicos, mas, ao mesmo tempo, ainda é proveniente da Cannabis sativa L.

Entretanto, mesmo em contradição à lei, que não permitia o uso de derivados da cannabis, a Kaya Mind identificou que o Brasil tem registros de importações de insumos do cânhamo de 1999 a 2021.

A partir de uma pesquisa interna que teve como base a imprensa, a empresa também mapeou que diversas indústrias já são relacionadas com o mercado. Três delas são de alimentos, bebidas e cosméticos.

Smoke Buddies – Tudo sobre Maconha

Desde 2011, a Smoke Buddies se dedica a produzir e compartilhar notícias relevantes sobre a maconha e a política de drogas, no Brasil e no mundo, e informar pessoas interessadas no tema.

Mais Notícias