Extrato de cannabis foi eficaz para matar células cancerígenas, segundo estudo

Extrato de cannabis foi eficaz para matar células cancerígenas, segundo estudo

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Mas essa não é a primeira vez que uma pesquisa mostra os benefícios da cannabis para matar as células cancerígenas ao mesmo tempo que preserva as saudáveis

Extrato de cannabis foi eficaz para matar células cancerígenas, segundo estudo. Foto: Freepik

De acordo com um estudo recente realizado na Austrália, a um extrato de cannabis foi capaz de diminuir as taxas de crescimento das células cancerígenas de melanoma, além de promover a morte delas. 

Após testes in vitro, os resultados mostraram que o extrato chamado de PHEC-66 foi capaz de desencadear a apoptose nas células do câncer de pele, aumentando a expressão dos “marcadores pró-apoptóticos” ao mesmo tempo em que reduzia a expressão dos marcadores “antiapoptóticos”. Além de interromper a progressão celular. 

Ou seja, o extrato da cannabis foi capaz de se ligar às células cancerígenas e impedir que elas se multiplicassem e forçou a morte delas. 

Por outro lado, o estudo ainda está em fase inicial e será necessário mais estudos para comprovar a eficácia do tratamento. A próxima etapa será fazer estudos em animais ou ensaios pré-clínicos. 

Outros estudos 

Mas essa não é a primeira vez que um estudo mostra o potencial da cannabis contra o câncer. Outras pesquisas também têm mostrado o potencial da cannabis na morte de células cancerosas. 

Segundo um estudo alemão feito em 2021, o CBD (canabidiol) foi capaz de matar células tumorais de ratos em apenas três dias.

O assunto também ganhou repercussão nos EUA depois que o próprio Instituto Americano do Câncer admitiu que a planta pode matar as células cancerígenas, além de impedir o crescimento de novas células.

A posição veio depois de um estudo de dois anos em ratos com câncer, onde a princípio, foi percebido uma diminuição do tumor dos bichos. Eles receberam altas doses de THC (tetrahidrocanabinol). 

A substância se mostrou eficaz tanto no combate à doença, quanto na proteção das células saudáveis.

Sem contar que a cannabis também tem sido útil para minimizar as dores e os efeitos da quimioterapia, sobretudo em pacientes com câncer de mama.

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de compra do produto.

Só na Cannalize você pode tirar suas dúvidas gratuitamente sobre tratamentos com cannabis através da nossa parceira Cannect Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas