• 16 de agosto de 2022

Canabidiol Farmanguinhos 200 mg/ml: o que é e para que serve

 Canabidiol Farmanguinhos 200 mg/ml: o que é e para que serve

O produto desenvolvido pela FioCruz, em parceria com uma farmacêutica, será distribuído pelo Sus, mas ainda não há uma data definida.

Em maio do ano passado, o canabidiol desenvolvido pela FioCruz  foi um dos produtos aprovados pela Resolução 327/15, que aprova a comercialização ou distribuição de produtos à base de cannabis no Brasil.

Trata-se de uma avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovada no final de 2019. Ela regulamenta produtos à base de cannabis para a venda ou distribuição mediante a receita médica.

Dos 11 aprovados até agora, cinco estão já estão disponíveis nas farmácias. Três da Prati-Donaduzzi e dois da NuNature.

Cannabidiol Farmanguinhos

O produto foi feito pelo Laboratório Farmanguinhos da FioCruz, em conjunto com a Prati-Donaduzzi, que cuida dos estudos clínicos e da fabricação do óleo. 

Assunto que gerou polêmica, pois foi feito a partir de um acordo sigiloso em 2020.

Trata-se de uma concentração de Canabidiol (CBD) de 200mg/ml), direcionado principalmente para o tratamento da Epilepsia de Difícil Controle

Segundo a FioCruz, o produto não será comercializado, mas distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sob demanda. Contudo, ainda não há uma data para isso.

Segunda opção?

O óleo feito pelo laboratório Farmanguinhos possui a mesma concentração de canabidiol do primeiro produto aprovado pela prati-donaduzzi, que custa mais de 2 mil reais. 

O óleo que, inclusive, foi indicado para a incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS), mas recebeu um parecer desfavorável pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS).

Questionada sobre quando seria a fabricação, a farmacêutica Prati-Donaduzzi não deu uma resposta. 

 

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias