Se você já acompanha o mundo canábico, provavelmente você já sabe que nos Estados Unidos a cannabis é uma pauta recorrente. Dessa vez a novidade está nas negociações entre o bancos e as empresas de cannabis.
Na última segunda-feira, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou uma legislação que permitiria aos bancos fornecer serviços para empresas de cannabis em estados onde a erva é legal.
Isso é considerado um passo para remover o que os analistas dizem ser uma barreira ao desenvolvimento de uma indústria nacional.
Durante a votação, os legisladores votaram 321 a 101 para aprovar o projeto e enviá-lo ao Senado.
O projeto de lei esclarece que os rendimentos de negócios legítimos de maconha não seriam considerados ilegais e instrui os reguladores federais a criar regras sobre como supervisionar essas atividades bancárias.
Geralmente os bancos não querem fazer negócios com as empresas que vendem maconha ou produtos relacionados, temendo que possam entrar em conflito com as leis federais.
Diante disso, as empresas da indústria da maconha tiveram poucas opções, incluindo depender apenas de um punhado de pequenas instituições financeiras ou fazer negócios em dinheiro.
A American Bankers Association fez um apelo para o projeto de lei “SAFE Banking Act”.
“Atualmente, os bancos se encontram em uma situação difícil devido ao conflito entre as leis estaduais e federais, com as comunidades locais incentivando-os a bancar negócios de maconha e a lei federal proibindo isso”, afirma a carta escrita pelo grupo aos legisladores na segunda-feira.
“O Congresso deve agir para resolver este conflito.” dizia a carta.
De acordo com a Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais, cerca de 33 estados legalizaram a cannabis medicinal, enquanto 17 estados agora permitem o uso adulto.
O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, em uma entrevista no início de abril para o portal Político, disse que tentaria colaborar para o avanço de uma legislação que legalizasse o uso de maconha para adultos.
Questionado sobre o SAFE Banking Act, ele disse que gostaria de ver tal projeto de lei avançar como parte de uma medida mais abrangente, mesmo que o presidente Joe Biden não apoiasse.
Referências
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
8 projetos de cannabis recebem R$1 milhão em emendas
Fitoterápicos: Anvisa quer saber a sua opinião
Curso de cannabis da Unifesp ganha prêmio internacional
Frente Parlamentar da cannabis anuncia vencedores do edital
Distribuição de cannabis vira lei em Recife
Cresce o uso de cannabis por idosos no Canadá, desde a legalização
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso