Órgão que defende o avanço dos estudos científicos em Cannabis acredita que a nova resolução do CFM “fere os princípios fundamentais do código de ética médica”
A SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos em Cannabis Sativa) divulgou neste sábado (15) um abaixo-assinado em resposta à Resolução do Conselho Federal de Medicina, publicada na última terça (11), que limita o uso de cannabis em tratamentos médicos.
De posicionamento contrário à resolução, a Associação solicita a revisão imediata dos termos publicados pelo Conselho.
A associação defende o progresso científico dos estudos em cannabis e, para o órgão, “ao vedar ao médico ‘a prescrição de outros derivados que não o canabidiol’, inclusive para ‘indicação terapêutica diversa da prevista nesta Resolução’ o Conselho Federal de Medicina fere os Princípios Fundamentais do código de ética médica.”
O documento aponta que a resolução do Conselho viola uma série de convenções, como a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, além da liberdade de consciência e manifestação dos Médicos e Cientistas e estabelece um “conflito de deveres” aos médicos, já que “seus deveres éticos profissionais de promoção de saúde e qualidade de vida ao seus pacientes se vê embargada de forma ilegal.”
A lista pretende chegar a 75 mil assinaturas e já conta com quase 60 mil participantes.
O manifesto se posiciona baseado no progresso científico que o uso da cannabis tem gerado em uma grande variedade de tratamentos médicos, alegando que existem mais de 1.400 estudos publicados sobre o assunto na plataforma médica Pubmed, todos em benefício da ciência e dos pacientes.
É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico, que poderá te orientar de forma específica e inclusive, indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Lucas Panoni
Jornalista e produtor de conteúdo na Cannalize. Entusiasta da cultura canábica, artes gráficas, política e meio ambiente. Apaixonado por aprender.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Pernambuco sanciona lei sobre cannabis no SUS
8 projetos de cannabis recebem R$1 milhão em emendas
Fitoterápicos: Anvisa quer saber a sua opinião
Curso de cannabis da Unifesp ganha prêmio internacional
Frente Parlamentar da cannabis anuncia vencedores do edital
Distribuição de cannabis vira lei em Recife
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso