Contudo, a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Nacional das Províncias para ser sancionada
Nesta terça-feira (14), a Assembleia Nacional da África do Sul aprovou um Projeto de Lei para legalizar o uso pessoal de cannabis. Mas os produtos não serão vendidos, se os cidadãos quiserem usar, terão que plantar eles mesmos.
A lei para uso próprio é elaborada desde que o país descriminalizou a posse de maconha em 2018. Mas a proposta ainda precisa seguir para o Conselho Nacional das Províncias para aprovação para de fato virar lei.
Assim como aconteceu em países como os Estados Unidos, a possível lei prevê a eliminação dos registros criminais de condenados por posse, consumo ou tráfico de maconha.
Por outro lado, caso seja sancionado, o PL estabeleceria um precedente para o cultivo de cannabis voltado ao uso adulto em todo o continente.
O membro do Parlamento da Aliança Democrática, Janho Engelbrecht, falou sobre o projeto de lei na Assembleia Nacional e destacou que as pessoas só poderão consumir cannabis de forma privada nas suas casas e que a venda continuará a ser estritamente proibida, caso a medida seja aprovada.
“Não será permitido comprar ou vender cannabis, pois vai continuar a ser uma atividade criminosa com graves consequências. Se quiser fumar, terá que cultivar”, disse Engelbrecht.
Por outro lado, a proposta não especifica a quantidade de plantas que cada pessoa poderá ter em casa. Com a venda proibida, o PL também não prevê um mercado de cannabis e nem regras para o uso medicinal. Embora o próprio governo tenha aberto uma farmácia só de cannabis no ano passado.
O governo deve aprovar um projeto de lei apropriado até 28 de setembro de 2024 para finalizar o processo de reforma legislativa.
Entenda mais sobre o mercado de cannabis através do Cannabusiness! Inscreva-se gratuitamente
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Grandes marcas se reúnem na Medical Cannabis Fair 2025
Condição do filho de Bel Kutner já é tratada como cannabis pelo SUS
Morre Pepe Mujica, o presidente que legalizou a maconha
Assembleia da Bahia aprova projeto sobre cannabis no SUS
CannabIA: Cannect lança IA sobre cannabis medicinal
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso