A Irlanda finalmente descriminalizou a cannabis?

A Irlanda finalmente descriminalizou a cannabis?

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Um novo relatório sugere que o uso e porte de cannabis foi possivelmente descriminalizado na Irlanda, uma vez que os processos por esses crimes praticamente despencaram no ano passado (2021).

De acordo com o site de notícia Independent.IE , o número de pessoas acusadas ou intimidadas por causa de delitos relacionados com a cannabis até o início do mês de dezembro, diminuiu, já que a maioria das pessoas flagadas com a substância receberam advertências em vez de serem processadas. 

Os números mostram que a comparação com os 11,127 processos judiciais na Irlanda por posse de cannabis em 2020, diminuiu para 5,957 em 2021 até a segunda semana de Dezembro. 

A mudança na abordagem ocorreu depois que a posse e consumo de resina de cannabis para uso pessoal foram adicionadas ao Programa de Advertência para os adultos da Irlanda no final de 2020.

Essa nova abordagem segue com a possibilidade de mudança em direção a descriminalização na Europa e no resto do mundo. 

Embora a posse e o consumo de cannabis e da maioria das outras drogas ainda estejam estritamente proibidas no Reino Unido, a Escócia recentemente anunciou a descriminalização das drogas. 

Em setembro, os defensores da Escócia anunciaram uma nova política na qual dizia que as pessoas encontradas possuindo drogas não deveriam enfrentar mais acusações criminais. 

Dorothy Brain QC, um dos defensores disse: “Os oficiais da polícia podem, portanto escolher em emitir uma advertência policial simples para delitos de porte para todas as classes de drogas.O objetivo do esquema é para que os indivíduos sejam encaminhados a um mentor que forneça apoio no primeiro ponto de contato com a polícia.” 

Enquanto isso, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, planeja lançar seu esquema piloto para descriminalizar a cannabis e as drogas de Class B, como a cetamina e a speed na capital. 

De acordo com a proposta, o consumo e porte da cannabis serão descriminalizados nos seguintes bairros de Londres:

  • Lewisham;
  • Bexley;
  • Greenwich.

Isso será feito, primeiro, com o objetivo de eventualmente se estender para o resto da cidade.

O esquema poderá ser anunciado já neste mês pelo prefeito de Lewisham, Damien Egan, dando uma visão geral do programa. 

Referência

  • Canex

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas