A saga da distribuição de produtos à base de cannabis pelo SUS em São Paulo continua. Aliás, acabou de começar
Nesta terça-feira (14), foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo a resolução Nº 18 de 13 de fevereiro de 2023, estabelecendo a Comissão de Trabalho que atuará para instituir a política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol.
O grupo de trabalho é formado por 32 órgãos e entidades de áreas políticas, médicas, jurídicas e acadêmicas, que indicarão representantes e suplentes.
A comissão, que ainda não tem representantes de associações de pacientes, sociedade civil e iniciativa privada, foi reunido pela Secretaria de Saúde de São Paulo e mediado pelo secretário Eleuzes Paiva.
O objetivo da Comissão é analisar protocolos sanitários e assistenciais para elaborar a proposta de implantação da política estadual, adequando o uso da cannabis medicinal aos padrões de saúde pública estadual.
O primeiro passo do trabalho será a realização de estudos e referências internacionais, visando o fornecimento e acesso aos medicamentos de cannabis.
Como adiantado pelo autor da lei, o Deputado Caio França (PSB), em entrevista à Cannalize, esse é o primeiro passo para efetuar a distribuição de cannabis pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em São Paulo.
Segundo a assessoria do deputado, o parlamentar está satisfeito com o comprometimento do governo estadual em relação aos prazos e a transparência no processo de formação do grupo de trabalho.
“A comissão sugerida pela Secretaria é heterogênea e reunirá as principais entidades de classe do País, ensino e pesquisa por meio do envolvimento das universidades públicas, médicos especializados, associações canábicas, entre outros”, acredita o deputado.
Menos 1% dos médicos com CRM ativo prescrevem canabinoides como para seus pacientes, enquanto 50% da população adulta poderia utilizar a cannabis no seu tratamento. Por isso, não perca tempo e comece a prescrever!
O curso Cannabis Medicinal do Zero é feito para que você tenha segurança para prescrever em 2 meses ou menos. Além das vídeo-aulas, você contará com o material de apoio interativo para baixar e usar na sua prática clínica. Clique aqui
Lucas Panoni
Jornalista e produtor de conteúdo na Cannalize. Entusiasta da cultura canábica, artes gráficas, política e meio ambiente. Apaixonado por aprender.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
CannabIA: Cannect lança IA sobre cannabis medicinal
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso