Higiene do sono: o que é e quais são os seus benefícios

Higiene do sono: o que é e quais são os seus benefícios

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

O hábito vem sendo recomendado por vários especialistas. Entenda o que é, os seus benefícios e a sua relação com a cannabis. 

 

Você considera que tem boas noites de sono? Ou sempre acorda com um cansaço ainda maior? 

Essa última situação é bem comum. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), realizada em janeiro de 2021, cerca de 65% dos brasileiros têm uma baixa qualidade de sono.  

Apesar do índice alto, chama a atenção a falta de procura por tratamentos ou pela mudança de hábitos. Como concluiu o estudo, somente 7% dos entrevistados foram atrás de resolver esse problema. 

Uma das soluções, de acordo com especialistas, é implementar uma higiene do sono no seu dia a dia, um termo que ainda é desconhecido da maioria. 

O que é?

A Higiene do sono é, basicamente, um conjunto de técnicas feitas durante o dia ou antes de dormir, com o objetivo de melhorar a qualidade do sono. 

Esses hábitos acostumam o corpo a descansar na “hora certa”, além de prepará-lo para uma melhor noite de sono. 

Quais hábitos são esses? 

Algumas práticas são recomendadas para quem quer realizar uma boa higiene do sono. Confira abaixo algumas delas: 

  • Maneire nos eletrônicos 

A luminosidade produzida pelos aparelhos eletrônicos pode causar danos para o sono. Os estímulos emitidos por ela interferem diretamente na produção de melatonina do corpo. 

Esse composto é um grande indutor do sono e ajuda na regulação do famoso “relógio biológico”. A falta dele pode desregular e acelerar o organismo, o que interfere no seu repouso. 

  • Cuidado com a alimentação 

Principalmente antes de dormir, evite ingerir alimentos muito gordurosos ou pesados, já que isso dificultaria o processo de digestão, e por consequência, iria atrapalhar o relaxamento do corpo. 

  • Evite cafeína e bebidas alcoólicas 

Consumidos por boa parte da população, o álcool e o café também são agravantes para uma correta higiene do sono. Isso porque, ambos atuam como estimulantes no corpo humano, o que acelera o metabolismo e atrapalha o descanso do organismo. 

A cafeína, por exemplo, apresenta efeitos bastante duradouros. Eles podem durar até seis horas dentro do indivíduo, portanto, é recomendável não ingerir produtos que tenham esse composto após a hora do almoço. 

Café, chá preto, energético e refrigerantes são alguns dos alimentos que contém a substância. 

  • Tenha um ambiente agradável 

Essencial para ter uma boa noite de sono, é estar em um lugar que se sinta confortável. Portanto, busque um ambiente silencioso, escuro e que tenha uma temperatura agradável. 

Se gostar de dormir com alguma música, procure escutar estilos mais calmos e relaxantes. 

  • Pratique exercícios físicos 

A prática de exercícios físicos é considerada muito benéfica para um bom descanso, já que essas atividades ajudam a liberar endorfinas relaxantes para o corpo e retiram toxinas do organismo. 

Porém, essa prática tem que ser realizada em horários específicos. Se for feita de noite, a intensidade colocada nos treinos pode causar uma aceleração desnecessária para o momento do dia. 

  • Regule a ingestão de líquidos

Outro fator importante é saber regular a ingestão de líquidos. Beber bastante água, por exemplo, ajuda em diversas funções do corpo, porém ela tem que ser consumida de forma equilibrada. 

O consumo exagerado de líquidos antes de dormir, pode fazer com que a pessoa acorde durante a noite com vontade de ir ao banheiro. Entretanto, uma possível desidratação também pode despertar alguém, só que neste caso, por sede. 

  • Práticas alternativas 

Algumas práticas alternativas são válidas para melhorar a sua rotina do sono. A meditação, por ser uma atividade com fins relaxantes, se encaixa dentro dessa técnica. 

Além dela, um controle de estresse também é fundamental para um sono de melhor qualidade. Para eliminar a tensão, um diário pessoal, feito para desabafar e contar sobre os seus problemas, pode ser uma boa para acalmar o organismo antes de dormir. 

Por que fazer uma higiene do sono? 

Dormir não é apenas uma necessidade do ser humano, mas também é uma estratégia de armazenamento do nosso corpo. Uma baixa qualidade do sono, além de aumentar o cansaço, pode afetar na memória, no aprendizado e no raciocínio. 

Isso acontece porque o metabolismo noturno é responsável por diversas funções internas, como armazenar as experiências vividas no dia a dia e interagir com o sistema nervoso simpático, que garante a capacidade de resposta em momentos estressantes. 

Além disso, a higiene tem papel fundamental na prevenção de doenças e distúrbios. Se for realizada corretamente, as chances de alguém desenvolver fibromialgia e problemas crônicos reumatológicos, por exemplo, são muito menores. 

Cannabis x Sono 

A cannabis, comprovadamente, ajuda as pessoas dormirem. Esse fato se deve às propriedades relaxantes e terapêuticas presentes na erva. 

O Canabidiol (CBD) é bastante utilizado para o tratamento de distúrbios relacionados ao sono, como é o caso da Insônia.   

Além da eficiência, os produtos canábicos se tornaram uma boa alternativa por não apresentarem grandes efeitos colaterais, ao contrário de outros tipos de medicamentos. 

Cannabis x Higiene do Sono?

A higiene do sono e os produtos canábicos são duas diferentes formas de solucionar problemas com o sono. Mas afinal, qual a relação entre elas? 

Apesar de distintas, elas se complementam. A utilização simultânea, tanto do produto quanto do método, além de não atrapalhar nenhum processo, é totalmente benéfica para o organismo. 

Portanto, não é necessário parar ou adaptar o tratamento para higienizar o seu sono. 

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas