Bactérias: O que são, Tipos, Nutrição, Reprodução e Doenças

Bactérias: O que são, Tipos, Nutrição, Reprodução e Doenças

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Com certeza, você já ouviu falar e está exposto a bactérias todos os dias e em todos os lugares. Mas você sabe realmente o que são bactérias? Vamos entender melhor sobre esse assunto. 

As bactérias basicamente são organismos unicelulares com tamanho microscópico, que chegam a medir cerca de 0,2 a 1,5 micrômetros de comprimento. São em média dez vezes menores do que uma célula eucarionte (aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um envoltório nuclear). 

As estruturas bacterianas normalmente possuem uma rígida parede celular que envolve a membrana plasmática (estrutura que delimita todas as células vivas), constituída por proteínas e açúcares, formando uma substância chamada peptidoglicanos. 

Essa substância é responsável pela forma, proteção física e osmótica do organismo.

Como muitos já sabem, algumas bactérias são causadoras de doenças. No entanto, existem também bactérias que possuem grande importância ecológica, como as bactérias fixadoras, que participam do ciclo do nitrogênio, ou as decompositoras.

Tipos de bactérias

As bactérias podem apresentar diferentes formas: esféricas, de bastões, espiraladas, de vírgula, entre outras. 

Apesar de existirem inúmeras bactérias, existem cinco principais classificações. Observe a seguir exemplos de bactérias e os formatos de cada:

  • Cocos: são esféricos ou arredondados;
  • Bacilos: são alongados e cilíndricos;
  • Espirilos: são longos, espiralados e deslocam-se por meio de flagelos;
  • Espiroquetas: são espiralados e deslocam-se com movimentos ondulatórios;
  • Vibriões: apresentam aspecto de vírgula.

Além disso, algumas propriedades da parede celular permitem que as classifiquemos em dois grupos: gram-positivas e gram-negativas.

Para identificar se uma bactéria é gram-positiva ou gram-negativa, é utilizada uma técnica  que submete as bactérias a corantes. A chamada Coloração de Gram permite a coloração de sua parede. 

A seguir estão as características desses dois grupos de bactérias:

Gram-positivas: Existe uma maior quantidade de peptidoglicano, além da presença de ácidos teicoicos. Essas bactérias, em coloração de Gram, coram-se de azul ou violeta.

Gram-negativas: Apresentam uma maior complexidade. Existe uma camada com menor quantidade de peptidoglicano e outra membrana externa formada por lipopolissacarídeo (molécula de grandes dimensões). Essas bactérias, em coloração de Gram, coram-se de vermelho.

Nutrição das bactérias

Existem milhares de espécies de bactérias, cada uma delas se diferenciam de acordo com algumas condições como:

  • Metabolismo;
  • Habitat; 
  • Forma de suas células.

O tipo de agrupamento e a forma celular são características importantes para a classificação. Os agrupamentos são desdobramentos dos formatos das células.

Algumas bactérias possuem a capacidade de produzir o seu próprio alimento, enquanto  outras dependem das moléculas orgânicas elaboradas por seres vivos para se alimentar e completar sua cadeia respiratória. 

Reprodução

A reprodução das bactérias é assexuada, ou seja, geralmente por divisão binária (ou fissão binária), onde o cromossomo é duplicado e depois a célula se divide ao meio dando origem a duas bactérias idênticas.

Esse processo de reprodução é extremamente rápido, o que explica a rápida proliferação bacteriana em infecções, por exemplo.

Outra maneira é através da esporulação, que ocorre em condições adversas como falta de água e nutrientes, calor extremo, entre outras.

Basicamente, a célula interrompe o metabolismo, formando assim um esporo chamado endósporo que é capaz de viver em completa inatividade por anos.

Doenças transmitidas por bactérias

Apesar de existirem bactérias úteis e benéficas aos seres humanos, há algumas que transmitem doenças. 

A infecção ocorre principalmente por meio do contato com secreções, pela água, alimentos e objetos contaminados.

As principais doenças transmitidas por bactérias são: 

  • Tuberculose;
  • Tétano; 
  • Gonorreia
  • Disenterías bacterianas;
  • Sífilis;
  • Lepra.

Podemos chegar à conclusão de que as bactérias têm sim um papel importante no que diz respeito às substâncias biológicas, porém também existem tipos de bactérias que são perigosas para a saúde.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas