×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Colunas

5 Fatos sobre a Dor Crônica



05/07/2025


5 Fatos sobre a Dor Crônica

5 Fatos sobre a Dor Crônica

Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), cerca de 20% dos adultos no mundo sofrem com dor crônica, mais de 1,5 bilhão de pessoas. Essa condição representa uma das maiores causas de anos vividos com incapacidade, afetando a qualidade de vida, sono, mobilidade e o desempenho no trabalho.

Mas este  é um tema amplo, que requer o entendimento das causas, consequências e as mais variadas formas. Aqui na Cannalize, vamos discutir um pouco mais sobre as suas raízes e como a cannabis pode ajudar.

Nesta minha primeira coluna, eu quero trazer alguns fatos que talvez você nem imaginava:

1. Diferenças entre países

A média global é de 20%, mas em alguns lugares do mundo a dor crônica atinge 30% da população ou mais, como mostra a revisão da The Lancet, com variações entre 8% e 55%, dependendo de fatores como acesso à saúde, envelhecimento da população e estilo de vida.

2. Dados sobre a dor crônica nos EUA e na Europa

Nos Estados Unidos, dados de 2016 a 2021 indicam que 21% dos adultos têm dor crônica, e cerca de 7 a 8% relatam “dor de alto impacto”, que reduz sua capacidade funcional no dia a dia. Na Europa, cerca de 19% da população enfrenta dor crônica.

3. Obesidade como fator de risco

Um estudo americano demonstrou que pessoas obesas têm entre 45% e 68% mais chance de ter dor crônica comparadas a pessoas com peso normal. A relação envolve tanto sobrecarga física quanto inflamação silenciosa no corpo.

4. Como a cannabis pode ajudar?

Em um artigo publicado pela Associação Médica Americana (JAMA, 2015), onde 79 estudos foram revisados, com um total de 6.462 participantes, foi observado que os canabinoides, especialmente em extratos padronizados (com THC ou THC + CBD), foram responsáveis pela melhora da dor crônica em 37% dos pacientes.

Outro estudo, de 2022 publicado pela BMC Medicine, apresenta evidências sobre uso da Cannabis medicinal para ansiedade e melhora da qualidade do sono, além de melhora significativa da dor.

5. O que esperar no futuro?

A Cannabis medicinal!

A planta está surindo como uma opção de tratamento segura e eficaz, capaz de reduzir a dor crônica e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com orientação médica especializada e base científica, seu uso tende a crescer de forma consistente e responsável.

Sobre as nossas colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo. Além de de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Tags

Lucas Lomba

Dr. Lucas Monteiro Lomba, Médico Especialista em Acupuntura com Especialização em Dor pela USP. Prescritor de Cannabis Medicinal e Palestrante. CRM-SP 154.510 | RQE 133743