• 25 de junho de 2022

Xarope Antigripal: O que é, Para que serve, Benefícios, Vantagens e uso em crianças

 Xarope Antigripal: O que é, Para que serve, Benefícios, Vantagens e uso em crianças

Sem dúvidas, em algum momento da sua infância você já tomou algum tipo de xarope para aliviar algum sintoma de alergia ou resfriado, principalmente se você cresceu próximo de sua avó. Vamos entender melhor sobre esse medicamento.

Geralmente, quando falamos sobre xarope no combate aos sintomas da gripe, a maioria das pessoas faz a ligação direta com os expectorantes (medicamento capaz de provocar ou promover a remoção de impurezas do ar inspirado), que são direcionados a aliviar os incômodos causados pela tosse.

Contudo, já existem tratamentos para gripes e resfriados que contam com o antigripal líquido, também chamado de xarope antigripal.

A ação do xarope antigripal é maior que a dos expectorantes. Ele não trata apenas a causa da tosse, mas também é capaz de controlar a febre e a dor no corpo, sintomas clássicos de gripes e resfriados.

De modo geral, podemos dizer que o xarope antigripal é um medicamento em apresentação líquida, voltado para combater os sintomas de gripes e resfriados, gerando alívio ao paciente enquanto o sistema imunológico faz a sua parte para curar a infecção viral.

Os sintomas clássicos da gripe são:

  • Febre acima de 38 °C;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Fadiga;
  • Nariz escorrendo;
  • Garganta inflamada.

Além disso, como também podem ser usados seguramente por adultos, pessoas com dificuldade de deglutir comprimidos têm a oportunidade de optar por esse tipo de tratamento.

Mas afinal, para que serve?

Como já foi dito, o xarope antigripal é indicado para tratar os sintomas das gripes e resfriados, por contar com ação antitérmica e analgésica. 

Assim como os comprimidos tradicionais, ele atua no alívio dos sintomas citados para não sobrecarregar o organismo.

Sua ação antitérmica, também chamada de antipirética, busca controlar a febre alta. 

De todo modo, a febre ocorre como reação do organismo à infecção, com o propósito de desacelerar o seu avanço. 

Contudo, febre alta, acima de 38 °C, por períodos prolongados causa muito desconforto e pode desencadear outros problemas de saúde, é importante ficar atento e procurar um médico caso ela se mantenha.

Com efeitos analgésicos, o xarope antigripal busca tratar dores intensas ou moderadas, diminuindo o desconforto sentido pelo paciente e facilitando o repouso.

Além disso, ajuda também no alívio da congestão nasal, limpando as vias aéreas superiores e proporcionando maior conforto, principalmente para o paciente desfrutar de uma boa noite de sono.

Diferença entre xarope antigripal e xarope expectorante

Como já foi dito, o xarope antigripal tem uma ação ampla no combate aos sintomas da gripe, aliviando o congestionamento nasal, dores de cabeça e no corpo, além de controlar a temperatura corporal em caso de febre alta.

Sendo assim, a principal diferença entre xarope antigripal e outros xaropes, como expectorantes, é que esses últimos têm ação mais direcionada ao alívio da tosse, sem atuar contra os outros sintomas das gripes e resfriados.

Vale ressaltar que ainda existem diversas causas para a tosse e cada uma delas é tratada com um medicamento adequado.

Portanto, antes de tomar um xarope expectorante, busque atendimento médico para diagnosticar corretamente a causa da tosse e encontrar o tratamento adequado.

O uso do xarope em crianças

No caso das crianças, é interessante optar por esse tipo de tratamento pela facilidade que elas apresentam para aceitar o tratamento. 

Como eles são direcionados a pacientes infantis, o sabor adocicado é um grande atrativo e isso livra a dificuldade de ter de engolir o medicamento.

Este medicamento pode ser indicado para tratar a gripe infantil a partir dos 2 anos de idade.

Para bebês até 2 anos, gestantes e lactantes, não é recomendado a administração do medicamento, exceto em casos acompanhados por um médico.

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias