• 25 de junho de 2022

Você sabe o que são terpenos ou efeito entourage? A maioria das pessoas também não

 Você sabe o que são terpenos ou efeito entourage? A maioria das pessoas também não

arte: cannaconection

Apesar dos avanços, a educação sobre a cannabis é um tema que ainda precisa ser instigado e aprofundado não só aqui como em todo o mundo.

Se falar sobre as propriedades gerais da cannabis já é um desafio, imagine falar sobre assuntos específicos, como o terpeno? Se você nunca ouviu sobre isso, saiba que são é uma substância encontrada em várias plantas, não só na cannabis. Caso seja um consumidor recreativo ou medicinal, provavelmente já deve ter ouvido falar, mas você realmente sabe o que é?

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, um dos países que mais consomem cannabis e também o que o que mais fatura, mostrou que 70% dos próprios consumidores não fazem ideia do que seja e muito menos, efeito entourage.

Para quem ainda não entende do assunto, há dois artigos bem legais que explicam direitinho os conceitos sobre o que é o terpeno e também a reação conjunta

arte: cannaconection

De maneira resumida, os terpenos são encontrados em várias plantas e são responsáveis pelo cheiro dos alimentos. No  entanto, também possuem propriedades medicinais que ajudam no relaxamento, alívio e antidepressivo. A cannabis é cheia deles, com propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas. 

Já o efeito entourage ou também chamado de de sinergia, é a ação de vários elementos químicos juntos, que potencializam a sua ação. Se uma substância era boa para dor crônica, por exemplo, se juntada a outra que também possui benefícios terapêuticos, pode aumentar os seus efeitos, tornando-a mais eficaz. 

Apesar de agir de de forma conjunta com terpenos também, a cannabis é mais conhecida por efeitos sinérgicos dos canabinóides. Estes elementos podem ser isolados para que se use as propriedades de cada um de maneira direcionada, no entanto, a ação coletiva, pode trazer grandes benefícios, Há estudos onde a ação dos canabinóides tetra-tetraidrocanabinol (THC) e canabidiol (CBD) são 10 vezes mais potentes juntos que separados.  

Grandes consequências 

Podem parecer meros detalhes, mas se você olhar para um contexto mais amplo, perceberá que a falta de informação pode trazer problemas maiores, como o preconceito, o combate das plantas sobre doenças e pode envolver até tópicos políticos.

Através da pesquisa, foi demonstrado um conhecimento sobre os efeitos, legislação e regulamentação sobre o uso, por parte dos consumidores americanos. Mas também as pessoas mostraram desconhecer as propriedades medicinais da planta. Como se soubessem só por cima, mas não o jeito certo do uso.

Uma das razões para a falta de um conhecimento científico maior, pode estar relacionado a indicação por parentes e amigos, 43% dos entrevistados disseram que suas principais fontes são pessoas que indicam a cannabis 22% consideram fator determinante para começar a usar.

 No entanto, por mais que estes “conselheiros” tenham utilizado a cannabis para fins medicinais, desconhecem a anatomia da planta, como a trataram e se ela pode ajudar em demais doenças.

Uma informação que gera um contraste em relação ao Brasil. Apesar dos avanços, falar de cannabis no país ainda é um tabu que gera discussões. Por isso, a falta de informações aqui é resultada do preconceito, que afasta pacientes que poderiam usufruir dos benefícios clínicos da cannabis.

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias