Mas calma, a ideia é entender quais são os principais desafios que os pacientes enfrentam para ter acesso à cannabis.
A Universidade Federal de Campinas (Unicamp) está procurando voluntários para participar de um estudo sobre o acesso à cannabis no Brasil. O objetivo é compreender as percepções e os obstáculos que os pacientes enfrentam para obter o tratamento com a planta.
A pesquisa será feita de forma remota por meio de questionários e videochamadas. Intitulada “Obstáculos e desafios dos itinerários de cuidados de pessoas em uso terapêutico de cannabis”, os pacientes escolhidos terão total sigilo.
Os voluntários serão selecionados através de um questionário online, que dura em média 15 minutos. Com isso, os cientistas vão entender quem mais se encaixa no perfil do estudo.
Atualmente, é possível importar derivados de cannabis ou até comprar nas farmácias. Contudo, parece que o tratamento não é tão acessível assim. Por isso, o grupo de estudos da Unicamp pretende entender quais são as principais barreiras para a falta de acesso.
“Este acesso acontece por diferentes meios, dentro ou fora da lei, variando de acordo com os marcadores da posição social do paciente, assim como as experiências vivenciadas com o uso desta terapia.”, escreveram os pesquisadores na justificativa do estudo.
A Kaya Mind, uma empresa especializada em análise de dados do mercado canábico brasileiro, publicou em novembro um relatório anual contendo dados sobre a cannabis medicinal no Brasil, levantados ao longo de 2022.
Em consulta ao banco de dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o anuário constatou 187.500 pacientes de cannabis medicinal, que consomem via importação, associações ou farmácias.
Mas ainda não se sabe muito bem sobre o perfil dessas pessoas e é isso o que a Unicamp quer descobrir.
Para se inscrever, basta acessar o link
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso