A ideia é calcular a concentração dos canabinoides para ter certeza das substâncias exatas que os pacientes estão consumindo
Recentemente, a (UFSC) Universidade Federal de Santa Catarina firmou um acordo até 2026 com a Associação Alternativa de Apoio à Cannabis Medicinal para estudar os produtos à base de cannabis feitos pela entidade.
O farmacêutico da associação, Diogo Cobo, está conduzindo a pesquisa como mestrando da universidade pelo programa de pós-graduação da universidade.
A ideia é calcular a concentração dos canabinoides da planta, como o CBD (canabidiol), por exemplo, para ter certeza das substâncias exatas que os pacientes estão consumindo. Assim, garantindo mais segurança tanto para os médicos quanto para os pacientes.
Mas essa não é a primeira vez que a UFSC estuda a cannabis. No finalzinho de 2022, a 1ª Vara Federal de Florianópolis concedeu à Universidade Federal de Santa Catarina o direito de cultivar e produzir o óleo de cannabis.
A decisão permitiu o plantio, a extração, o preparo, a produção, a fabricação, depósito e até a prescrição de produtos derivados da planta. Essa foi a primeira vez que uma universidade obtém o direito de todos os processos.
E os estudos com a planta têm ganhado cada vez mais espaço nas universidades brasileiras. A USP de Ribeirão Preto, a Federal de Viçosa e a Estadual de Londrina, por exemplo, possuem centros de estudos dedicados especialmente para pesquisar a cannabis.
A Dr. Cannabis é um portal de educação sobre a planta que pode te ajudar de várias maneiras, desde a prescrição, cuidado até o funcionamento do mercado. Veja mais.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
CBN ou Zolpidem? Estudo compara a ação na insônia
Substância que imita a cannabis pode ser opção ao uso de opioides
Fevereiro laranja: A leucemia e o papel da cannabis no tratamento
Goiás disponibiliza R$730 mil para estudos com cannabis
A sua receita de cannabis é confiável?
5 fatos que você não sabia sobre o Sistema Endocanabinoide
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso