A partir de março, a Universidade Federal de Goiás (UFG) vai promover um curso de extensão para orientar profissionais da saúde sobre a cannabis medicinal.
O curso de extensão Terapêutica Endocanabinoide: Fundamentos e Prática Clínica Integrativa e Multiprofissional é organizado pela Associação Curando Ivo e a Fibrocannabis.
As aulas serão online e a carga horária é de 90 horas. Ele é voltado tanto para médicos e profissionais da saúde como para estudantes.
“O curso é uma demanda da sociedade. A gente ainda tem um preconceito arraigado muito grande. Até entre as pessoas do meio científico, às vezes, falta informação. A ideia do curso é levar essas informações. Com a cannabis, a gente não vai curar nenhuma doença, mas vai melhorar a qualidade de vida, a dor e os sintomas da pessoa”, afirma o coordenador administrativo-financeiro do curso e professor da UFG, André Freiria de Oliveira.
Apesar do número crescente de pacientes aderindo ao tratamento alternativo, menos de 1% dos médicos prescrevem cannabis no Brasil. A maioria deles ainda estão concentrados em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Por isso, várias instituições têm investido na capacitação de profissionais sobre o assunto. No final do mês passado a Universidade de São Paulo (USP) lançou o seu primeiro curso sobre o Sistema Endocanabinoide, através da Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas.
Voltado para médicos e eventualmente profissionais da área de odontologia, o curso à distância é uma capacitação para aqueles que desejam prescrever cannabis aos seus pacientes.
Outras instituições, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, (UFRN), também criou um curso específico para estudantes e profissionais da saúde, sobre o uso terapêutico da cannabis.
Os alunos de biomedicina, farmácia e medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), já tem a matéria de cannabis em suas grades.
O curso de Cannabis da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também é famoso e já formou mais de 10 mil alunos. Diferente dos demais, ele é voltado para todos os públicos, além de ser gratuito.
As inscrições ainda não abriram, mas a expectativa é que o período de inscrição seja entre o final de janeiro e começo de fevereiro. O valor é de R$840,00.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso