Com alta taxa de letalidade, o tétano continua a ser um grave problema na saúde brasileira. Dos quase 3 mil casos confirmados no Brasil, entre 2007 e 2016, 973 pacientes morreram em decorrência da doença.
O tétano é uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Clostridium tétano, que pode ser encontrada em locais como o solo, poeira e fezes de animais, pois habitam seu intestino.
Pode ser transmitido quando os esporos dessa bactéria, que são pequenas estruturas não visíveis a olho nu, entram no organismo através de alguma abertura na pele, como por exemplo feridas profundas ou queimaduras.
É bastante comum que esse tipo de infecção ocorra, quando a ferida acontece por contato com algum objeto contaminado, como é o caso de um prego enferrujado.
As feridas são algo muito frequente durante a nossa vida, e nem sempre podem ser protegidas do contato com bactérias, a melhor forma de prevenir o surgimento do tétano é participar do processo de vacinação com a vacina antitetânica, durante a infância e a cada 10 anos.
Além disso, lavar todos os cortes e arranhões também ajuda a diminuir o risco de pegar a doença.
Embora o tétano seja uma doença infecciosa, não é transmitido de pessoa para pessoa, mas sim por meio do contato com esporos da bactéria. Assim, as formas mais comuns de se pegar tétano são através de:
O tétano também pode ser contraído mais raramente por outros meios como:
Entre os principais sintomas de tétano, podemos destacar:
Quando o assunto é sobre o tratamento do tétano, ele deve ser iniciado o mais rápido possível, assim que surgirem os primeiros sintomas, para evitar o desenvolvimento de complicações graves como dificuldade para movimentar partes do corpo, dificuldade para respirar ou até mesmo o coma, por exemplo.
Geralmente o tratamento é realizado no hospital para que seja monitorado e seja possível avaliar se o tratamento está sendo eficaz.
Este tratamento envolve o uso de medicamentos que ajudam a bloquear a atividade das toxinas, eliminar a bactéria e aliviar os sintomas, além de prevenir complicações. Para que esse tratamento seja eficaz, os procedimentos incluem:
Em alguns casos, dependendo da gravidade da infecção pode ser preciso fazer a alimentação por via intravenosa ou por meio de uma sonda que vai do nariz até o estômago.
Após o tratamento, deve-se voltar a tomar a vacina contra o tétano como se fosse a primeira vez, pois deixa-se de estar protegido contra a doença.
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso