×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Entourage

A importância da tecnologia nos produtos de cannabis



08/11/2024


A importância da tecnologia nos produtos de cannabis

A importância da tecnologia nos produtos de cannabis

Desde que a importação de cannabis foi aprovada em 2015, milhares de pacientes vêm experimentando os benefícios para o tratamento de dores crônicas, problemas neurológicos e até condições de saúde mental.

Com o crescimento do mercado, também surgiram centenas de marcas que oferecem uma variedade de soluções para atender ao público. São cerca de 250 empresas atuando no Brasil. Mas como escolher um produto de qualidade?

Para responder a essa pergunta, algumas marcas apostam em tecnologias de formulação, que elevam os status dos produtos para um padrão farmacêutico e apresentam diferenças que não são encontradas em outros óleos de cannabis. 

Tecnologias que são usadas para aumentar a qualidade dos produtos, diminuir os efeitos colaterais e torná-los mais eficazes.

A tecnologia na prática

A Entourage, por exemplo, uma das pioneiras no mercado medicinal, criou uma tecnologia que foi chamada de Fusionner. Segundo a empresa, ela maximiza o potencial terapêutico, garantindo uma absorção superior dos canabinoides e diminuindo as reações adversas.

De acordo com o CEO da marca, Caio Santos Abreu, a fórmula permite um aumento da absorção superior a 53%, além de ser solúvel em água e produzir efeitos em até 15 minutos de uso. 

Para se ter uma ideia, óleos sublinguais ou orais de cannabis medicinal demoram em média 30 minutos para fazer efeito. Sem contar que são hidrofóbicos, ou seja, não se misturam com água. 

Abreu explica que essa tecnologia é feita a partir de nanopartículas, que interagem no organismo de forma superior a produtos convencionais. 

Sem metabolização pelo fígado?

Um dos pontos que ainda implicam no tratamento canábico é a sobrecarga do fígado. Pacientes que precisam de uma quantidade maior de cannabis diariamente, podem ter alguma complicação hepática.

Isso porque a cannabis é metabolizada pelo órgão, que pode ser sobrecarregada com doses altas ou com a interação de outros tipos de remédios.Principalmente quando falamos sobre o uso crônico.

Dessa forma, a busca por soluções tecnológicas que amenizem esse problema, são essenciais para os pacientes que dependem da cannabis para ter uma qualidade de vida e não podem interromper o tratamento.

Segundo o CEO da Entourage, os produtos da marca possuem uma absorção predominantemente linfática, o que evita a degradação da substância pelo fígado. 

“Isso reduz a hepatotoxicidade e torna os produtos mais seguros, especialmente, para pacientes em uso prolongado.”, ressalta.

Abreu ainda acrescenta que a solução também diminui as interações medicamentosas, o que contribui para produtos mais seguros para pacientes que utilizam múltiplos medicamentos, público pediátrico, idoso ou com algum tipo de comprometimento hepático.

Estudos clínicos

Outra questão que ainda bate na porta de muitas empresas é a falta de estudos clínicos que comprovem a eficácia dos produtos. Motivo que fez a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dar um prazo de cinco anos para as empresas que têm produtos registrados nas farmácias apontarem estudos que mostram a eficácia das suas formulações.

Por outro lado, há empresas que já estão se adiantando. Mesmo sem nenhum produto nas drogarias ainda, a Entourage possui estudos pré-clínicos e clínico Fase 1 que demonstram uma vantagem em relação aos produtos disponíveis no mercado brasileiro e mundial. 

Em 2020, pesquisadores da marca publicaram um estudo na revista International Journal of Pharmaceutical, em que mostraram a eficácia no manejo de diversas condições médicas, incluindo dor crônica, ansiedade, distúrbios do sono e epilepsia refratária.

 “Ainda estabelecemos parcerias para novos estudos clínicos comparativos para mostrar a superioridade do nosso medicamento”, ressaltou.

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.