TDPM: A cannabis pode ajudar no tratamento?

TDPM: A cannabis pode ajudar no tratamento?

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Produtos feitos de cannabis podem ser usados para uma variedade de sintomas causados pela TDPM, tanto físicos quanto psíquicos

TDPM: A cannabis pode ajudar no tratamento?
TDPM: A cannabis pode ajudar no tratamento?
Foto: Freepik

Se você menstrua, já deve conhecer de perto a tal da TPM (Tensão Pré-Menstrual), não é mesmo? Mas já ouviu falar da forma mais grave da síndrome? Chamada de TDPM (Transtorno Disfórico Pré-Menstrual), pode ser ainda pior e trazer consequências.

De acordo com a AMB (Associação Médica Brasileira), 75% a 80% das pessoas que menstruam podem ter TPM, mas parte desse número (3% a 8%) pode se desenvolver de forma mais profunda.

A TDPM possui uma lista extensa de sintomas, que são mais intensos e numerosos que a TPM comum. Reações que podem interferir na vida das pessoas e até dificultar tarefas simples do dia a dia.

A lista de sintomas é enorme e inclui tanto sintomas físicos quanto psíquicos, como:

  • Inchaço;
  • Aumento do volume abdominal;
  • Dor nas mamas;
  • Dor de cabeça;
  • Ansiedade;
  • Irritabilidade;
  • Falta de energia;
  • Nervos à flor da pele;
  • Ideação suicida;
  • Depressão;
  • Alterações no sono, como insônia ou dormir demais;
  • Alterações no apetite (comer comidas calóricas ou comer muito).

Todos são sintomas que acontecem antes da menstruação. Mas no caso da TDPM, desenvolvem-se de forma muito mais intensa e podem trazer problemas no cotidiano de forma bastante negativa.

 As causas da condição ainda não são totalmente esclarecidas. A única coisa que se sabe é que está relacionada aos hormônios, mais necessariamente à flutuação daqueles que são ligados ao ovário, como o estrogênio e a progesterona.

A hipótese é que os hormônios atuem no cérebro e acabem mexendo com neurotransmissores que causam alterações emocionais. Mas ainda são necessários mais estudos para saber se esse é o caso.

Diagnóstico de TDPM

Para saber se uma pessoa que menstrua tem TDPM, não é necessário realizar exames, mas uma anamnese. Ou seja, uma espécie de entrevista pelo médico para entender se o paciente possui  a condição.

No caso da TPM, por exemplo, o diagnóstico é feito quando a pessoa possui de um a quatro sintomas, que se desenvolvem de forma leve e moderada. Já no caso do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, é preciso ter pelo menos, cinco sintomas que se desenvolvem de forma intensa.

Sendo ao menos um deles um sintoma psíquico, como tensão, instabilidade afetiva, ansiedade ou depressão.

Tratamento da TDPM

Já o tratamento da TDPM é individual e varia de acordo com a necessidade da pessoa que menstrua. Mas, no geral, é feito para tratar os sintomas, ajudando a estabilizar o humor e trazer qualidade de vida.

Assim como para TPM e cólicas, alterações na rotina no período pré-menstrual, atividades físicas e mudanças na alimentação, são alternativas usadas para amenizar as reações causadas também pela Tensão Disfórico Pré-Menstrual. 

Outras medidas também podem ser de grande ajuda, como psicoterapia e medicamentos, que servirão tanto para controlar os hormônios relacionados à menstruação, quanto controlar o humor, como ansiolíticos e antidepressivos. 

Tratamento com cannabis 

A cannabis é um tratamento que vem se destacando ao longo dos anos. Principalmente pelo seu amplo uso em uma variedade de condições médicas. 

Isso porque a cannabis atua através do chamado Sistema Endocanabinoide, um sistema presente no corpo inteiro que ajuda a restaurar a homeostase, ou seja, o equilíbrio de várias funções do organismo, como fome, humor, sistema nervoso e até imunológico. 

O nosso corpo produz os chamados endocanabinoides, que através de receptores, que sinalizam que algo precisa ser restaurado. 

Felizmente, a cannabis também possui substâncias como estas, que podem auxiliar os nossos. 

Uso da cannabis na TDPM

Por atuar também no Sistema Endocanabinoide, os fitocanabinoides da cannabis ajudam a estabilizar vários sintomas físicos e emocionais do transtorno, como insônia, dores nas articulações, irritabilidade, ansiedade e depressão

De acordo com a ginecologista e prescritora de cannabis, Ana Paula Carvalho, produtos feitos de cannabis tem o poder de aliviar a maioria dos sintomas e até evitar antidepressivos e analgésicos mais nocivos.

Na literatura, não há muitos estudos sobre o assunto, embora há registros do uso da cannabis para o tratamento de cólicas e TPM há 2.000 A.C. As egípcias utilizavam a planta para tratar a tristeza e o mau humor, o que sugere que fosse uma espécie de tratamento para TPM.

Por outro lado, há várias pesquisas que mostram os benefícios da cannabis para os sintomas relacionados à condição. Como no tratamento de insônia, depressão, ansiedade e até no controle do apetite

A ciência também descobriu que muitos receptores endocanabinoides estão presentes no Sistema Reprodutor Feminino. Por isso, a cannabis tem ajudado a amenizar as cólicas e até tratar a endometriose

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de compra do produto.

Só na Cannalize você pode tirar suas dúvidas gratuitamente sobre tratamentos com cannabis através da nossa parceira Cannect Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas