Na última sexta-feira (18) os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram por unanimidade que o Estado é obrigado a fornecer medicamentos à base de cannabis para pacientes sem condições de arcar com os custos.
A decisão foi em resposta a um recurso feito pelo governo de São Paulo ao Tribunal de Justiça, que obrigou o estado a custear um medicamento derivado da planta para um paciente que sofre de epilepsia.
No processo, a família declarou que não tem condições para bancar o tratamento com o óleo importado Hemp Oil Paste. Apesar de não ter um registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a importação individual do produto foi solicitada e aprovada pelo órgão.
Foto: Getty Images
O argumento do ministro Alexandre de Moraes, seguido pelos demais magistrados foi o de que:
“Cabe ao Estado fornecer, em termos excepcionais, medicamento que, embora não possua registro na Anvisa, tem a sua importação autorizada pela agência de vigilância sanitária, desde que comprovada a incapacidade econômica do paciente, a imprescindibilidade clínica do tratamento, e a impossibilidade de substituição por outro similar constante das listas oficiais de dispensação de medicamentos e os protocolos de intervenção terapêutica do SUS.”
Segundo o advogado Ítalo Coelho de Alencar, que ajuda pacientes em questões judiciais relacionadas à cannabis, a decisão não irá influenciar diretamente nos próximos casos.
Os pacientes ainda terão que entrar na justiça para o custeamento do óleo pelo governo do seu estado com todas as questões burocráticas.
Contudo, o advogado ainda acrescenta que o entendimento do STF pode influenciar na decisão dos juízes.
“O trâmite processual nas varas não se altera por conta disso. A decisão só influencia a decisão do juiz, no momento que ele for dar a sentença.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita.
Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Texas pode liberar cannabis para dor crônica
MP determina afastamento de diretores da ABRACE
Alesp discute Cannabis Medicinal na Odontologia
Limite de THC em cânhamo preocupa fazendeiros e associações
Brasil vai regulamentar cultivo de cânhamo até setembro
Associação médica publica consenso sobre anestesia em usuários de cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso