No final deste mês, o Senado irá votar um Projeto de Lei que obriga os planos de saúde a cobrirem tratamentos e medicamentos que não estão previstos no rol de procedimentos da ANS (Agência de Saúde Suplementar). Essa ação pode incluir os tratamentos com produtos à base de Cannabis.
Depois que o STJ (Superior Tribunal Federal) entendeu que a lista é taxativa, ou seja, restrita, abrindo respaldo para negar atendimentos e até pedidos de ações judiciais.
A informação divulgada ainda nesta semana pela presidência da casa é a de que a pauta será debatida no dia 23 de agosto e pode ser votada até o fim do mês.
O texto, que também passou pela Câmara dos Deputados, terá o senador Romário (PL-RJ) como relator. Que inclusive, já se posicionou a respeito nas redes sociais.
“Vamos dar a máxima urgência nesse relatório para que possamos fazer uma discussão necessária a favor de um atendimento justo por parte dos planos de saúde. Meu compromisso é com a saúde das pessoas”, afirmou Romário pelo Twitter.
O assunto ganhou urgência justamente por causa da decisão do STJ em junho. A mudança provocou insegurança em pacientes e familiares que precisam de outras opções médicas, mas não podem custear, como é o caso dos produtos à base de cannabis.
Dessa forma, houve uma pressão dos congressistas para a votação do projeto de lei.
É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico que poderá indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a prescrição até a importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Parlamentar quer ampliar o acesso à cannabis em Sergipe
Projeto quer transformar maconha em biocombustível
Tarifas de Trump aumentam o preço de cannabis nos EUA
Anvisa: Consulta pública sobre cannabis já está disponível
Justiça obriga Meta a devolver perfil da Associação Accura
Importadoras se juntam para defender a sua parte do mercado
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso