Quem nunca procurou métodos além da dieta para emagrecer, não é verdade? Mas você já ouviu falar de métodos com medicamentos, como o saxenda? Vamos entender melhor como funciona.
Esse medicamento é injetável e utilizado para o emagrecimento de pessoas com obesidade ou sobrepeso, pois ajuda a diminuir o apetite e a controlar o peso corporal.
Isso pode causar uma redução de até 10% do peso total, quando associado a uma dieta saudável e prática de exercício físico regular.
Este remédio atua nas regiões do cérebro que regulam o apetite, fazendo com que se sinta menos fome. Isso faz com que o emagrecimento aconteça pela redução do número de calorias consumidas ao longo do dia.
Este medicamento é produzido por laboratórios e pode ser comprado nas farmácias convencionais, com prescrição médica.
A sua embalagem contém 3 caneta,s que são suficientes para 3 meses de tratamento, quando utilizada a dose mínima recomendada.
Referente à finalidade, já destacamos que o seu propósito é ajudar no emagrecimento. Para isso, a substância deve ser injetada nas pessoas com sobrepeso ou obesidade.
Embora já tenha chamado a atenção de muitos em 2014, após a aprovação da Food and Drug Administration (FDA), apenas no ano de 2016 recebeu a autorização para ser comercializado.
E geral, as indicações desse medicamento e a forma de uso são para controle crônico de peso em adultos que atendam aos seguintes critérios básicos:
Algumas condições que podem se enquadrar nesse caso, são pressão arterial elevada, diabetes ou níveis de gordura no sangue anormais.
Um estudo foi realizado e comprovou que o medicamento é realmente eficaz para o tratamento da obesidade.
Nos Estados Unidos, algumas pessoas foram selecionadas para serem submetidas à pesquisa.No entanto, apenas alguns desses indivíduos receberam a dosagem da substância, enquanto outras eram submetidas apenas a placebo, ou seja, falso medicamento e, portanto, sem efeito.
O objetivo era comparar o efeito por meio da comparação com pessoas que realizam as mesmas práticas, mas que se diferenciam por tomar ou não o remédio.
A conclusão do estudo foi de que os pacientes que fizeram uso da saxenda conseguiram perder um pouco mais do que o dobro do peso daqueles que estavam recebendo o placebo.
Sempre que um medicamento é usado de forma indevida, pode levar o paciente a apresentar alguns efeitos colaterais.
No caso da Saxenda, podem ocorrer os seguinte efeitos:
O ideal é sempre procurar um profissional da saúde e seguir suas orientações, desde a frequência de uso até a dosagem para que não haja nenhum efeito grave.
Este medicamento é contraindicado para pacientes com alergia à liraglutida (saxenda) ou qualquer outro componente presente no medicamento.
Crianças e adolescentes com menos de 18 anos, mulheres durante a gravidez ou lactação não devem utilizar.
O medicamento também é contraindicado para quem toma outros remédios agonistas (que ativam e estimulam seus receptores específicos).
O Saxenda deve ser utilizado conforme a orientação do médico. O fabricante recomenda uma aplicação por dia debaixo da pele do abdômen, coxa ou braço, a qualquer hora, independente dos horários das refeições.
A dose inicial recomendada é de 0,6mg, que pode ser aumentada com o tempo. Não deve ser ultrapassada a dose máxima de 3 mg por dia.
É importante lembrar que se deve seguir o plano de tratamento indicado pelo profissional da saúde, sendo que as doses e a duração do tratamento devem ser respeitadas.
Para uma aplicação correta o Saxenda na pele, devem-se seguir os seguintes passos:
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso