Recentemente, o município de Ribeirão Pires, em São Paulo, aprovou uma proposta sobre a distribuição de medicamentos à base de cannabis nas unidades públicas. A nova lei foi sancionada pelo prefeito Clóvis Volpi, e sancionada na última quinta-feira (14).
De autoria dos vereadores Guto Volpi (PL) e Edmar Aerocar (PSD), a nova Lei Municipal Nº 6.737 estabelece políticas públicas para o acesso à cannabis medicinal na cidade através dos postos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o artigo 2º, a lei também dispõe o incentivo à pesquisas científicas relacionadas à planta no município. Além de palestras, simpósios e cursos de capacitação dos gestores para divulgar as informações.
Foto: Tadeu Moreno/ Prefeitura de Ribeirão Pires
Os pacientes precisarão se cadastrar na Secretaria Municipal da Saúde para conseguir retirar os óleos, sejam eles nacionais ou importados.
Também precisarão do laudo e de uma prescrição médica para garantir o acesso.
No entanto, os produtos devem estar de acordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Esta é a terceira lei municipal sobre a distribuição de produtos à base de cannabis no Brasil. A primeira lei foi sancionada em abril do ano passado em Goiânia. Em dezembro, foi a vez de Búzios, que além do óleo, aprovou o receituário.
Agora, pacientes com baixa renda que precisam do tratamento com a cannabis medicinal já recebem o óleo de forma gratuita, sejam eles nacionais ou importados.
Há também outras cidades com projetos de leis semelhantes que aguardam tramitação, como São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis.
O Rio Grande do Norte é o único estado com uma lei que disponibiliza o produto feito com a planta em todo o estado, tanto pelo poder público quanto por instituições privadas, mas sem o cultivo.
Outros estados como Paraná, Distrito Federal e Paraíba também discutem propostas semelhantes.
À nível federal, há o Projeto de Lei 399, de 2015, que pretende regular tanto a comercialização de produtos medicinais e industriais derivados da erva, quanto o cultivo em solo nacional.
O PL havia sido aprovado por uma comissão especial da Câmara dos Deputados e já poderia ir para o Senado, mas voltou ao Plenário a pedido de parte dos deputados.
Atualmente, o Projeto de Lei aguarda ser colocado em pauta pelo presidente da casa, Arthur Lira (Progressistas).
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Parlamentar quer ampliar o acesso à cannabis em Sergipe
Projeto quer transformar maconha em biocombustível
Tarifas de Trump aumentam o preço de cannabis nos EUA
Anvisa: Consulta pública sobre cannabis já está disponível
Justiça obriga Meta a devolver perfil da Associação Accura
Importadoras se juntam para defender a sua parte do mercado
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso