Os metabólitos de THC podem ficar no corpo por muito mais tempo que a duração dos efeitos. Em alguns casos, as evidências do uso de cannabis podem ser detectadas por semanas, meses e até anos, dependendo do tipo de teste que esta sendo feito.
O tetrahidrocanabidiol (THC) é o ingrediente da cannabis que causa efeitos intoxicantes e psicoativos, seja ela medicinal ou recreativa, pode causar pequenos efeitos efóricos. Apesar dos efeitos durarem por poucas horas, o composto pode ficar em nosso sistema durante mais tempo.
Alguns testes com THC testam o sangue dos consumidores. O THC é rapidamente metabolizado pelo corpo e só permanecera detectado no sangue apenas por algumas horas e de um há dois dias depois do uso.
Pra quem usa cannabis varias vezes ao dia, o composto pode ficar nos vasos sanguíneos por até uma semana. Os exames de sangue para o uso de cannabis são raros e são realizados apenas como acompanhamento em testes.
Existem alguns testes com a saliva da pessoa em busca de traços de THC. Se esse for o caso. O THC aparecerá primeiro em cerca de uma hora após o uso.
Depois de aparecer pela primeira vez, permanecera na saliva até ser engolido completamente, que geralmente leva de um a dois dias após o uso.
Bebe água, escovar seus dentes, comer alimentos gordurosos e usar enxaguante bucal, pode ajudar a acelerar a remoção do THC da saliva.
O tipo de teste mais comum é um exame de urina, por ser fácil e de baixo custo. Na urina, os subprodutos de THC são detectados por um período longo de tempo, o que significa que eles podem revelar o uso por semanas depois do consumo.
A quantidade exata de tempo em que são detectadas na urina, depende muito da frequência com que é usado. Muitos fatores podem afetar.
Os metabólitos do THC ficam no cabelo por mais tempo do que qualquer outro sistema do corpo. Os testes mais comuns de drogas para folículos capilares é de 1,5 cm de cabelo, o que mostra três meses de uso de cannabis, mas outros testes revelam o uso de cannabis há alguns anos. Foi comprovado que esses testes são confiáveis com precisão na detecção do uso de cannabis, mesmo por períodos mais longos.
Para entender os efeitos do THC , inciamos primeiro com a maneira em como o corpo absorve e processa os canabinoides. Quando você consome cannabis, os compostos ativos da cannabis são absorvidos pelos vasos sanguíneos, causando um aumento dos níveis de THC nos vasos sanguíneos.
O sangue carrega THC para o cérebro, também para outros órgãos do corpo, onde interage com os receptores canabinoides para gerar seus efeitos, incluindo uma pequena euforia.
Os neurônios do sistema são estimulados pelo THC no cérebro, que causa o lançamento de dopamina e os sentimentos agradáveis da cannabis.
Os sentimentos eufóricos do THC causa uma alteração na percepção do tempo, mudando o humor, sentimentos de criatividade e prejudica alguns movimentos.
Quando a cannabis é fumada ou vaporizada, esses efeitos a curto prazo se manifestam dentro de segundos e se tornam totalmente visíveis dentro de poucos minutos. Dependendo do seu metabolismo e a potência do produto consumido, esses efeitos podem durar cerca de uma há três horas.
Quando a cannabis medicinal é ingerida, como no caso de comestíveis de cannabis, o início dos efeitos é atrasado pela digestão. Portanto, os efeitos de comestíveis de cannabis só podem ser sentidos entre 30 minutos há 2 horas depois do uso. A duração dos efeitos através de comestíveis é prolongada por causa da absorção lenta.
O THC por si só é detectado nos vasos sanguíneos por um período curto. Depois de algumas horas, o THC rapidamente é decomposto e modificado em pelo menos 80 metabólicos diferentes.
Embora os níveis de THC caiam depois de alguns dias, o uso pode ser detectados no sistema por algum tempo depois.
O THC e seus subprodutos metabolíticos, são lipossolúveis. Isso quer dizer que eles acumulam nas reservas de gordura do corpo e depois são lentamente lançados fora através de fezes e urina.
Cada um de nos temos um metabolismo único que processa o THC de forma diferente. Mesmo que haja duas pessoas que são do mesmo sexo e idades idênticas, suas escolhas individuais de estilo de vida, estrutura corporal e hábitos de consumo da cannabis podem influenciar no tempo que o THC vai ficar nos seus sistemas.
Alguns dos fatores que podem impactar a forma que o THC afeta o metabolismo incluem:
Como existem muitas condições que podem interferir por quanto tempo o THC permanece em nosso sistema, é impossível prever ou saber quanto tempo o THC permanecerá em uma pessoa com qualquer tipo de certeza.
Referências:
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Dronabinol pode ajudar a tratar Alzheimer, segundo estudo
Cannabis no tratamento de câncer? O que a ciência diz
Estadunidenses raramente recorrem ao médico para saber sobre cannabis
Cannabis não altera processos cognitivos, segundo estudo
CBD pode tratar tremor essencial?
Estudo investiga se a maconha interfere na percepção musical
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso