Há idade certa para começar a usar maconha?

Há idade certa para começar a usar maconha?

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Médicos alertam sobre o impacto negativo do uso de cannabis no cérebro de jovens adultos abaixo de 25 anos

Foto: Freepik

Texto traduzido do Connecticut Public

“Não é a mesma erva de seus pais.”

É isso que os médicos querem que os jovens adultos saibam antes de decidirem consumir maconha, agora descriminalizada em Connecticut, nos EUA para maiores de 21 anos.

“O teor de THC (tetrahidrocanabinol) da cannabis nos anos de 1960 era de cerca de 3-4%”, diz Deepak Cyril D’ Souza, professor de psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade de Yale e diretor do Grupo de Pesquisa em Neurofarmacologia da Esquizofrenia da universidade.

“Agora, o teor médio de THC é cerca de quatro vezes maior. E há linhas convergentes de evidências que sugerem que a exposição à cannabis pode contribuir para um maior risco de condições mentais graves.”

D’Souza enfatizou que não é contra a descriminalização da maconha, mas tem muita preocupação com a comercialização. Ele apontou paralelos nas indústrias de álcool e tabaco e a carga global de doenças como resultado do consumo de álcool e tabaco: as 10 maiores em todo o mundo.

E a esquizofrenia, por exemplo, que geralmente aparece entre as idades de 15 e 24 anos.

Proibido para menores de 25?

Em 2019, D’Souza levantou preocupações com os legisladores estaduais sobre o risco da maconha no cérebro em desenvolvimento, que não termina até os 25 anos de idade.

Os dados sobre o início da psicose com o consumo de cannabis e até mesmo uma queda no QI entre os jovens adultos levaram os médicos, incluindo Gregory Shangold, da Sociedade Médica do Estado de Connecticut, a pressionar os legisladores a tornarem 25 anos a idade legal para o consumo de maconha.

“Em geral, as pessoas pensam que é apenas uma droga segura”, disse Shangold, um médico de emergência. “Temos visto muitas pessoas chegarem ao pronto-socorro com efeitos de toxicidade aguda do THC.”

Leia também: A ciência por trás dos efeitos da maconha

Outra médica, a pediatra Deepa Camenga, de Yale, especializada em medicina para adolescentes, disse que é melhor que os jovens esperem até os 25 anos antes de decidirem se querem experimentar a maconha.

Carmenga também está preocupada com o fato de que as pessoas que não podem comprar maconha em dispensários médicos se voltem para o mercado não regulamentado.

Consulte um médico 

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta com um médico prescritor, passando pelo processo de importação do produto até o acompanhamento do tratamento. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas