• 31 de julho de 2021

Por que a cannabis tem sabores diferentes?

 Por que a cannabis tem sabores diferentes?

Foto: Pixabay

Substâncias moleculares presentes em diferentes cepas podem alterar o aroma, o gosto e até o efeito medicinal.

Para quem já experimentou a erva fumada, já deve ter percebido que algumas cepas têm um gosto mais adocicado, mais cítrico ou até amadeirado. Estas sensações não são efeitos da maconha na sua mente, a cannabis realmente tem gostos diferentes.

Se você nunca percebeu, não se preocupe. Embora exista, não há muito contraste ou diversidade no gosto das cepas

Um estudo de 2020 publicado na revista Cannabis and Cannabinoid Research revela que apesar do número grande de cepas, os perfis químicos não são muito diferentes. 

Foto: Pixabay

Presença de terpenos

A explicação é bem simples. A cannabis também possui substâncias chamadas terpenos, compostos químicos presentes nas frutas, sementes, raízes, flores e plantas. Eles são responsáveis pelo sabor, pela cor e pelo cheiro que sentimos em cada um deles.

Existem mais de 30 mil terpenos descobertos na natureza e mais de 100 terpenos diferentes foram identificados na planta cannabis, e cada cepa tem um tipo de composição de terpenos.

Não muito diferente de outras plantas e flores de cheiro forte, o desenvolvimento de terpenos na cannabis começou com propósitos adaptativos: para afastar os predadores e atrair os polinizadores.

Na planta eles são produzidos pelas mesmas glândulas que produzem os canabinoides, como o Canabidiol (CBD)  e o tetraidrocanabinol (THC). Eles também possuem efeitos terapêuticos e ajudam a determinar a “brisa” que a planta tem. 

Temos um artigo completo sobre os terpenos, mas por ora vamos focar no gosto. 

Principais gostos

Embora existam vários tipos de terpenos presentes na cannabis, o estudo mencionado destaca que os mais comuns são o  mirceno, terpinoleno e limoneno. Sendo o primeiro presente em 55% das amostras. 

Mirceno

Este tipo de terpeno é responsável pelo sabor frutado e adocicado. Na cannabis, ele aparece na maioria das cepas e o seu gosto pode variar, desde frutas vermelhas a frutas tropicais, como por exemplo, a tão conhecida Manga Rosa. 

Terpinoleno

Este tipo de terpeno tem um aroma de floresta. Presente em plantas como pinheiro e noz-moscada, ele deixa a cannabis com um gosto mais amadeirado. 

Limoneno

Como o próprio nome sugere, o limoneno é característico das frutas cítricas. Quando há abundância da substância na cannabis, a planta pode ter gostos e sabores que lembram limão, laranja, tangerina e outras frutas cítricas. 

 

Avatar

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias