O projeto de lei busca ainda, expandir as pesquisas sobre o uso medicinal da planta, através de parcerias com as associações
PL quer o cultivo de cannabis por associações no DF
Foto: Freepik
Nesta semana, começou a ser discutido um novo Projeto de Lei na Assembleia Legislativa de Brasília (CLDF), que propõe o cultivo e o processamento de cannabis por associações de pacientes que tenham prescrição médica.
De acordo com o texto, para garantir o direito, as instituições deverão ter obrigatoriamente um profissional médico e um farmacêutico para o acompanhamento dos associados.
De autoria do deputado Gabriel Magno (PT), além de regulamentar o plantio por entidades, o PL também pretende expandir pesquisas com a cannabis.
A proposta visa permitir que as associações possam fazer parcerias com instituições de pesquisas “objetivando apoio para análise dos remédios, com a finalidade de garantir a padronização e segurança para o tratamento dos pacientes”, diz o texto.
O Projeto de Lei ainda precisa passar por comissões, votações e por fim, a sanção da governadora Celina Leão.
Em abril do ano passado, outra proposta parecida virou lei no Distrito Federal. Sancionada por Ibaneis Rocha na época, visa promover não só pesquisas, mas também dar suporte técnico para os pacientes, como uma espécie de orientação.
O foco estava em pessoas de baixa renda com autorização prévia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A PL também destacou a adoção de medidas para baratear os produtos à base da planta, como redução de impostos e incentivos a laboratórios no DF.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita médica.
Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Parlamentar quer ampliar o acesso à cannabis em Sergipe
Projeto quer transformar maconha em biocombustível
Tarifas de Trump aumentam o preço de cannabis nos EUA
Anvisa: Consulta pública sobre cannabis já está disponível
Justiça obriga Meta a devolver perfil da Associação Accura
Importadoras se juntam para defender a sua parte do mercado
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso