• 25 de setembro de 2021

Pesquisadores desenvolvem método para controlar a circulação de ar

 Pesquisadores desenvolvem método para controlar a circulação de ar

Divulgação: Cornel University

O dispositivo poderá auxiliar na diminuição da propagação do Coronavírus em ambientes fechados

Se tem uma coisa que os cientistas já entraram em consenso é sobre a principal via de transmissão do vírus, que todos concordam que é pelo ar. 

Mas mesmo com todas as precauções o vírus ainda está se propagando e infectando a população, principalmente em ambientes fechados. 

Por isso, como o isolamento mais flexível, pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, pensaram em controlar o ar em lugares fechados.

Divulgação: Cornel University

Mapeamento

Trata-se de um programa de computador voltado a arquitetos e designs. Ela mostra qual a melhor forma de organizar um lugar para diminuir as chances de contágio. 

 A ferramenta que pode chegar ao aplicativo Eddy 3D ainda no final do mês, é capaz de mapear a trajetória do ar nestes ambientes, com ou sem ar condicionado. Com isso, é possível auxiliar em melhores condições de ar fresco em lugares fechados. 

Segundo os cientistas, a posição dos móveis e das pessoas interfere diretamente na propagação no espaço, e o fluxo direto do ar pode dissipar as partículas do vírus. 

Sobre o ar condicionado, os pesquisadores ainda defendem que a circulação de ar natural ainda é a melhor opção. Contudo, se controlados, os aparelhos de circulação de ar podem tornar os ambientes fechados mais seguros também.

Tainara Cavalcante

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias